.

.

domingo, 1 de junho de 2014

VALONGO CAMPEÃO E HISTÓRICO

Foto: Ivan del Val/Global Imagens

A equipa da AD Valongo fez história este sábado no hóquei em patins nacional, a turma de Paulo Pereira venceu o FC Porto por 5-3 na última jornada do campeonato e sagrou-se pela 1ª vez campeão nacional da primeira divisão na sua história.

A decisão do título nacional foi em Valongo com um ambiente fantástico no Municipal de Valongo com mais de 1500 pessoas a encher o pavilhão, o Valongo começou a partida a desperdiçar um livre directo por Rafa depois do cartão azul mostrado a Pedro Moreira do FC Porto.

Com o FC Porto com menos um jogador na pista, o Valongo chegou ao primeiro golo do jogo por intermédio de Nuno Araújo quando decorria o minuto seis, os valonguenses estavam bem em rinque a não dar espeço aos portistas enquanto o FC Porto parecia algo apático e raramente assustava a baliza de Girão.

Foi a meio da primeira parte que o FC Porto chegou ao empate, num remate de meia distancia que Caio fez o 1-1 da partida, com o golo os pupilos de Tó Neves animaram e criaram mais ocasiões de perigo para a baliza do Valongo, ainda assim, foi só a cinco minutos do intervalo que os golos voltaram, foi de novo por Caio de penalti desta vez a virar o marcador e a fazer o 1-2.

O Valongo não desanimou e chegou mesmo ao empate, dentro do último minuto do primeiro tempo Rafa levou o jogo em 2-2 para o intervalo.
A segunda parte começou a sorrir ao minuto nove, Rafa bisou na partida e colocou a sua equipa a vencer por 3-2, o homem que brilhava do lado do FC Porto era Caio, ele que aos onze da segunda parte fez o 3-3 e fez assim o seu terceiro golo da sua conta pessoal neste jogo.

O jogo estava bom e a equipa do Valongo queria mesmo fazer história neste sábado em Valongo, por Telmo Pinto a sete minutos do fim da partida a equipa valonguense colocou-se a vencer de novo por 4-3 e o sonho estava cada vez mais perto, ainda no mesmo minuto, Peixe viu o cartão azul e no livre directo desperdiçou a hipótese de igualar a partida, ainda dentro do minuto dezoito Hélder Nunes também viu o cartão azul e também Telmo Pinto desperdiçou a oportunidade de “matar” o jogo no livre directo.

O tempo corria e o FC Porto via o titulo a fugir, a cinco minutos do fim o Valongo fez a decima falta, no respectivo livre directo o capitão Reinaldo Ventura desperdiçou uma oportunidade de ouro de fazer o 4-4.

O FC Porto nos últimos minutos arriscou mais enquanto o Valongo tentava controlar a partida tentando guardar a bola, ao arriscar os dragões atingiram a decima falta dando ao Valongo um livre directo, na conversão Nuno Araújo falhou.

O jogo caminhava para o fim e o FC Porto arriscava cada vez mais, dentro do ultimo minuto Caio não ajudou em nada a sua equipa e viu o cartão azul quando o jogo estava parado, Tó Neves não teve duvidas e tirou Edo Bosch colocando mais um jogador de campo tentando o tudo por tudo, mas de nada adiantou, o Valongo ganhou a bola e com o FC Porto sem guarda-redes Rafa fez o 5-3 final a cerca de meio minuto do fim da partida.

A Associação Desportiva de Valongo conquista assim o campeonato nacional da primeira divisão pela primeira vez na sua história.

O FC Porto foi relegado com esta derrota ao terceiro lugar da tabela classificativa.

Sem comentários: