.

.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Portugal reencontra Espanha na final do europeu de Mieres

Texto: FPP
Foto: Luís Velasco

A Seleção Nacional Seniores Femininos ultrapassou (7-1) França e carimbou a presença na final do Campeonato da Europa de Mieres, Espanha, onde irá medir forças, este sábado, com a seleção anfitriã na derradeira partida do 12º Campeonato da Europa Seniores Femininos de hóquei em patins.

Portugal entrou muito determinado em carimbar a presença na final e, com 3 minutos jogados, já vencia por 2-0. Durante a primeira parte, a Seleção Nacional dominou todas as operações, não deixou o conjunto francês criar perigo e foi com naturalidade que a vantagem portuguesa se foi avolumando até aos 6-0 com que se chegou ao intervalo. Na etapa complementar, Portugal limitou-se a gerir a vantagem e o esforço das jogadoras. Até ao apito final, ainda surgiram mais dois golos, um para cada conjunto, que fecharam o marcador (7-1) e carimbaram a passagem de Portugal à final do europeu de Mieres.

Em finais de Campeonatos da Europa entre as duas seleções ibéricas, Portugal é quem leva a melhor, com duas vitórias (1999 e 2001), contra uma da turma espanhola (2011). Na final deste sábado, as duas formações terão oportunidade de desempatar o número de títulos, uma vez que nos 11 campeonatos já realizados, Portugal venceu três e Espanha outros tantos. Itália (2), Alemanha (2) e França (1) triunfaram nas restantes edições.

Resultado final: 7-1
Marcadoras: Rita Lopes (3), Ana Catarina (2), Rita Dias (1) e Carolina Gonçalves (1)

Selecionador Nacional, Carlos Pires: “Entrámos muito determinados em alcançar a final e para além disso apresentámos uma grande qualidade de jogo. É um orgulho orientar este grupo de jogadoras e fazer parte deste staff. Vamos dar tudo na final para dar mais uma alegria aos portugueses. É uma pena que os portugueses que estão em casa não tenham a possibilidade de ver esta Seleção Nacional a jogar. Amanhã [sábado] vamos ter de saber gerir bem as emoções e tentar fazer o nosso jogo. A seleção espanhola joga em casa e tem essa vantagem, mas nós já a contrariamos na primeira fase e vamos fazer tudo para vencer pela segunda vez”

Primeira fase
PORTUGAL-Itália, 7-3 / França-Espanha, 0-5
PORTUGAL-França, 8-3 / Itália-Espanha, 0-5
França-Itália, 1-2 / PORTUGAL-Espanha, 4-2
Meias-finais
Espanha-Itália, 4-1 / PORTUGAL-França, 7-1
Apuramento 3º e 4º lugares – 21 de dezembro, Itália-França, às 17:30
Final – 21 de dezembro, PORTUGAL-Espanha, às 18:45

Sem comentários: