.

.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Parede FC recupera equipa sénior


O nosso blog está de regresso para a nova época.

O Parede FC fez “renascer” a equipa sénior para a época que ai vem, o timoneiro desta equipa será Pedro Fernandes, será a estreia como treinador em seniores depois de passagens pela formação da AJ Salesiana.

No lançamento da época, tivemos à conversa com o técnico do Parede FC.

Esta época que vem ai é especial para o Parede FC pois será o regresso da equipa sénior, que significado tem este novo “capítulo” da vida do clube?
Antes de mais, gostaria de vos agradecer o convite para falar sobre este projeto. O regresso da equipa Sénior após uma época de paragem, representa o expoente máximo da reunião em torno da mística do Parede FC, dos adeptos e de toda a comunidade (atletas, adeptos, dirigentes, delegados, treinadores e pais/encarregados de educação) que atualmente participam ativamente na vida diária do clube. Se perguntarem a um qualquer atleta Benjamin, dum clube onde exista escalão sénior, o que é que ele quer fazer no futuro em termos desportivos, certamente que irá responder: “jogar nos seniores”. Assim, não tenho dúvidas de que é uma responsabilidade muito grande para nós, a de representar o clube neste escalão máximo. Na época transata, esse desígnio caiu sobre a equipa dos Juniores. Acrescento ainda que o novo capítulo da vida deste clube começou a ser escrito no ano passado, com a tomada de posse de uma nova direção, que decidiu apostar num projeto inovador apresentado pelo Pedro Gonçalves, atual Coordenador Técnico para o hóquei em patins do clube. 

Que objetivos tem a equipa sénior do Parede para esta época?
À semelhança de todas as equipas, pretendemos fazer o melhor resultado possível nas competições em que estamos inscritos. Se na época passada estivemos parados, este ano iremos disputar o Torneio de Abertura, o Campeonato Regional e o Campeonato Nacional da 3ª Divisão, bem como a Taça de Portugal e a Taça APL. O nosso projeto assenta numa interligação muito estreita entre os Juniores e os Seniores, que têm trabalhado em conjunto, e onde contaremos sempre com aqueles para completarem o plantel Sénior em todos os jogos daquelas provas. Poderá até haver alturas em que será a equipa de Juniores a assegurar compromissos como o Campeonato Regional ou a Taça APL.

O plantel é jovem. A aposta do clube é na formação e no futuro?
Sim, de facto temos um plantel bastante jovem e, tal como referiu, a aposta é na formação e no futuro. Não é por acaso que o projeto que está em marcha une Juniores e Seniores. Nos restantes escalões, este mesmo projeto formaliza regras e princípios que são seguidos pelos Juniores e pelos Seniores e que ajudam a uniformizar toda a imagem do clube. Saliento ainda um polo de união entre todos os jogadores e staff técnico dos diferentes escalões do Parede FC, chamado “Projeto Padrinhos do Hóquei”: neste projeto paralelo ao da formação e desenvolvimento dos atletas, os jogadores “mais velhos” são chamados a apadrinhar um ou mais jogadores dos escalões mais jovens, onde têm a missão de acompanhar e acarinharem os seus “afilhados” nos jogos em que participam. São ainda realizados quatro encontros ao longo da época, em que as várias equipas de padrinhos e afilhados competem amigavelmente. Em troca, obtemos não só a admiração dos mais novos (que nos brindam com a sua presença no nossos jogos) mas, mais importante, congregamos toda a família do Parede FC em torno do clube e dos seus elementos.

O Pedro Fernandes vai ter uma “missão” de equipa sénior pela primeira vez, que expetativa tem?
É uma responsabilidade muito grande que recai sobre mim, mas o prazer que retiro quando os atletas correspondem às solicitações ultrapassa, de longe, o “nervoso miudinho” e o receio de errar ou de não estar à altura. Tenho um grupo de jogadores com enorme vontade de aprender e que me obrigam a preparar com bastante cuidado as unidades de treino e qualquer atividade que faça com eles. Por outro lado, o facto de trabalhar em conjunto com os Juniores facilita imenso o trabalho, pois tenho alguém com quem discutir diferentes formas de resolver os desafios técnico-táticos que esta modalidade nos coloca diariamente.

A terminar, quer deixar uma mensagem?
Claro que sim. A todos os que gostam de hóquei, deixo aqui o desejo de que acompanhem com mais regularidade esta modalidade, assistindo aos jogos e apoiando os vossos clubes, mas demonstrando civismo e respeito pelos adeptos dos outros clubes. Às nossas seleções nacionais, que estão ou estarão a participar nas respetivas competições, os votos de maiores êxitos desportivos. Aos meus companheiros de profissão, que procurem inovar, permitindo assim o desenvolvimento desta modalidade. A todos os atletas e árbitros que cumpram e façam cumprir as regras do jogo (tolerância precisa-se, às vezes em demasia). Por fim, a todos vós que se dedicam à divulgação deste desporto nos meios de comunicação, que o continuem a fazer e se possível com maior regularidade.

Sem comentários: