.

.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

FC PORTO VIAJA ATÉ BARCELONA

Texto: FC Porto

Tó Neves não descansa à sombra dos quatro golos de vantagem que tem sobre o FC Barcelona (6-2 no Dragão Caixa) para garantir o primeiro lugar do grupo D da Liga Europeia. Na sexta e última jornada, o FC Porto Fidelidade joga na Catalunha (sábado, 20h00 de Portugal Continental) com um percurso imaculado na prova (15 pontos, decorrentes de cinco vitórias em cinco encontros), mas o adversário tem 12 (apenas perdeu em Portugal) e ainda pode ultrapassar os Dragões se golear. O capitão Reinaldo Ventura reconhece a valia do adversário e coloca-o ao mesmo nível dos portugueses.

​“Tivemos um jogo muito intenso frente ao Valongo e isso pode reflectir-se em termos físicos, mas vamos tentar estar nas melhores condições possíveis para defrontar o Barcelona, sabendo de antemão que será um jogo com um grau de exigência tão grande ou maior. Só teremos um dia para preparar este jogo, mas isso nunca servirá de desculpa para o que quer que seja”, declarou Tó Neves, em superflash.

O técnico dos campeões nacionais prefere não enfatizar a vitória por 6-2 no jogo da primeira volta e sublinha que o mais importante já foi conseguido: “É como se estivéssemos no intervalo de um jogo, no qual estamos em vantagem por quatro golos. Temos consciência do poderio do nosso adversário e das dificuldades que nos esperam, mas vamos a Barcelona para ganhar e manter o primeiro lugar. De qualquer forma, o primeiro objectivo já está cumprido, que era passar aos quartos-de-final”. Apenas no caso de os catalães baterem o FC Porto por cinco ou mais golos é que garantem o primeiro posto; uma vitória por menos de quatro golos de diferença não chega e no caso de ser por essa mesma margem conta para desempate o maior número de tentos apontados fora entre os dois clubes e depois a diferença global (no grupo D) entre golos apontados e sofridos.

Regressado à competição com dois golos frente ao Valongo, Reinaldo Ventura reconhece a qualidade catalã mas promete um FC Porto de olhos postos na vitória: “É um jogo em que tudo pode acontecer, pois são duas grandes equipas que estão praticamente ao mesmo nível. O Barcelona tem a seu favor o facto de jogar em casa, mas também sabe que tem de nos golear para terminar o grupo em primeiro. Num dia normal, não acredito que isso aconteça. Nós temos as nossas ambições e jogamos sempre para ganhar, pelo que este jogo não será diferente, até porque queremos manter o primeiro lugar”.

Lesionado precisamente desde a goleada sobre o Barcelona, o capitão portista confessa ainda estar a procura da melhor forma física, que há-de chegar. “Não estou a 100 por cento em termos físicos, mas voltei a treinar com os meus companheiros e sinto-me mais presente junto do grupo, o que é muito importante nesta altura. Com o passar do tempo, vou readquirir o meu ritmo e ajudar a equipa dentro de campo”, declarou.

Sem comentários: