.

.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Pedro Alves e a vida na Suíça

Foto: Pedro Alves/Mundook


Pedro Alves rumou até à Suíça da corrente época para representar as cores dos suíços do Geneve Sagres.

Depois de uma longa carreira passada em território português, e apenas duas épocas no Liceu da Corunha de Espanha, Pedro Alves deixou o HC Braga, juntando-se ao guardião ex-Juventude de Viana, Sebastian Silva e a Ivo Ribeiro, ex-Tigres de Almeirim.


A comandar a equipa já estava o português Pedro Antunes que já se encontra na Suíça a realizar um trabalho fenomenal ha vários anos.

O internacional português respondeu a algumas perguntas em que o assunto principal foi a experiencia em ter ido jogar para outra pais.

Como está a correr a adaptação ás terras suíças?
A adaptação está a ser fantástica, numa terra que na verdade acabo por falar mais em português do que francês, isto por causa da quantidade de compatriotas que residem nesta área.

Essa adaptação foi difícil?
Não…por acaso, sinto-me como se estivesse em casa…se bem que não tendo ainda a família comigo, acabo por não estar numa situação totalmente confortável.

Já com oito jornadas concluídas, oito jogos e oito vitórias por parte da sua equipa e o que equivale ao primeiro lugar na tabela classificativa, que balanço faz do campeonato até agora?
Até agora tem sido magnífico, a equipa tem estado muito bem e esperamos assim continuar…o campeonato de todas as formas é resolvido no Play-off a eliminar portanto é importante ficar nos lugares cimeiros na fase regular mas será no Play-off que irá se decidir tudo.

O Genève Sagres é claramente um dos candidatos ao titulo suíço, na sua opinião quais as equipas mais fortes no campeonato suíço?
Creio que juntamente com o Genève Sagres, existe um lote de equipas que podem lutar pelo titulo pois estas podem apresentarem-se mais fortes no Play-off… o Montreux, Diessbach, Biasca, Uttigen e o Friedlingen.

Que diferenças encontra entre o hóquei português e o hóquei suíço?
Existe diferença acima de tudo na qualidade técnica em que o hóquei português nesse ponto é superior, assim como a qualidade passe também é inferior aqui…na questão física os suíços talvez sejam superiores.

O Geneve Sagres está inserido na Liga Europeia, quais os objectivos da vossa equipa para esta competição?
A equipa do Genève Sagres está num grupo muito forte com adversários que são dos melhores da Europa, vamos lutar e tentar ir até onde nos deixarem…esta equipa tinha prestações em jogos da Liga Europeia que normalmente eram goleados, a ideia aqui é melhorar, encurtar distancias e criarmos dificuldades aos nossos adversários.


Foto: patinslover

Como jogador e amante da modalidade, como esta o hóquei em patins na Suíça?
O hóquei em patins na Suíça não tem o mesmo nível do que em Portugal ou Espanha, no entanto creio que vai melhorar, o facto da inclusão de jogadores estrangeiros com qualidade nas diversas equipas suíças pode trazer acima de tudo qualidade e motivação para aqueles que aqui querem levar a modalidade para a frente. Creio que também o factor social na Suiça contribui para que os jovens não direccionem a sua vida para o desporto, visto que aqui aos 16 anos começam a trabalhar e como o hóquei e a maioria das modalidades não são profissionais ou semi-profissionais o rumo de vida de um jovem passa por colocar de parte a possibilidade de seguir este tipo de profissão.

Penso que tem acompanhado o campeonato português, como vê a prestação da sua antiga equipa, o HC Braga, nesta época?
Vejo que o HC Braga pode fazer um bom campeonato e acima de tudo chegar a uma posição o mais rápido possível que lhe dá tranquilidade na tabela classificativa e para que possa chegar à mesma classificação do ano passado, que foi a melhor de sempre na história do clube. O HC Braga tem uma equipa jovem por opção mas com qualidade, no entanto, creio que com o decorrer do campeonato a equipa irá ganhar mais experiência e poderá atingir os seus objectivos tanto ao nível nacional como competições europeias.

Quais são as maiores surpresas em termos negativos e positivos nas equipas portuguesas?
Em termos negativos, continuo a achar que a Juventude de Viana pode fazer melhor…é verdade que está longe de outros tempos mas nesta fase em 7 jogos ter 3 pontos é negativo, pelo lado positivo está a Física de Torres Vedras que quanto a mim tem uma excelente equipa e bem orientada, com a inclusão do Ricardo Pereira (ex-Benfica) este plantel quanto a mim apresenta-se mais forte…estão a fazer um excelente campeonato.

Para terminar quer deixar alguma mensagem?
Quero desejar felicidades ao blog BestHoquei pelo contributo ao nível de informação e divulgação da modalidade e a todos os Jogadores, Técnicos, Dirigentes e amantes do hóquei em patins em geral, como estamos a aproximar-nos da quadra natalícia…um bom natal e posteriormente um ano 2012 excelente, vamos levar o hóquei para a frente, abraço.

Sem comentários: