.

.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

"O Hóquei em Patins quanto a mim precisa de maior divulgação"




O "Best Hóquei" apresenta-vos a segunda entrevista, o nosso entrevistado é um senhor do Hóquei em Patins português.
Estamos a falar de Pedro Alves, tem um histórico de luxo, já passou por clubes como Sporting, O.C Barcelos, F.C Porto, Candelária, Liceu da Corunha, Juventude de Viana e agora acaba de chegar ao H.C Braga. 


Muitos dos amantes do Hóquei em Patins português chamam-lhe “ o senhor do Hóquei em Patins”, como nasceu o Pedro Alves para o Hóquei?
Tive os primeiros contactos com o hóquei em patins em Vila Franca de Xira (a minha terra natal), o meu irmão já jogava se bem que nunca levou muito a sério a modalidade pois ao mesmo tempo tinha outra actividade bem popular na terra, era forcado e portanto estava ligado á festa brava e tudo o que diz respeito a touradas...eu tinha uns amigos que queriam ir para o hóquei e fui atrás deles pois achava interessante e gostava de ver os jogos da equipa do meu irmão, por isso para mim era óptimo pois podia estar com amigos e praticar um desporto que gostava.
Então o meu primeiro treinador de seu nome Fernando Gomes montou uns patins baseados numa bota ortopédica que eu usava na altura por ter "pé chato" e o mais engraçado que todos os outros tinham botas de marca e quando jogava contra as outras equipas perguntavam que marca era a minha bota...aquilo nem tinha marca!!!
Fora do ringue passava os dias com um stick e uma bola e imaginava-me nos grandes palcos da nossa modalidade, o meu pai tinha um Bar - Pastelaria e eu na esplanada fintava as cadeiras e marcava golos numa roda de uma camioneta da oficina de automóveis que se manteve ali durante anos por causa de litígios entre o senhorio (dono da oficina) e o meu pai...vivia imenso o hóquei em patins, e fazia jogos da 1ª divisão sozinho e escrevia todos os golos das equipas que marcavam tudo isto com imaginação a mais , inconscientemente estava a treinar tecnicamente.
Comecei a dar nas vistas ainda no União Desportiva Vila-franquense e isso levou-me a algumas selecções regionais, e transferi-me para o Sporting Clube de Portugal, foi assim começou a minha carreira no hóquei em patins.

Ao longo da sua carreira passou por vários clubes, qual o clube que o mais marcou e o porquê?
Seria injusto estar a nomear um único clube quando passei momentos bons em todos eles, se bem que alguns tenham marcado mais a minha carreira e por isso nesses ficam sempre as melhores recordações...o Sporting C.P, o F.C. Porto e o Òquei Clube de Barcelos foram aqueles que me deram as maiores alegrias em termos de títulos e em todos eles encontrei bons grupos de jogadores, equipas técnicas e dirigentes.
Não posso esquecer a minha experiência em Espanha no Hockey Club Liceo, foi maravilhoso sentir que contribuí para que o clube voltasse aos grandes palcos, assim como a minha passagem no Candelária Sport Clube dos Açores que sendo esse o primeiro ano do clube na 1ª divisão conseguimos uma brilhante classificação e o apuramento para as competições europeias...na Juventude de Viana foi excelente a classificação que obtemos nos dois anos que estive naquela equipa, se bem que não fiquei realizado como jogador nem com o lugar que obtemos tendo em vista o plantel que tínhamos, de qualquer forma foi brilhante e por si só foi a melhor classificação de sempre do clube e por isso é honroso. Fiz amigos em todos os clubes e em todos eles tenho boas recordações e são essas que guardo, as más recordações só servem para aprendermos e crescermos como homens.

Acabou de deixar a Juventude de Viana e ingressou no H.C Braga, estes dois clubes tem objectivos diferentes, o que o levou a transferir-se para Braga?
Como disse na pergunta anterior não me senti realizado como jogador na Juventude de Viana, quis ir para Braga com intuito de jogar mais minutos, por isso vou trabalhar para merecê-los, também sei que se ficasse na Juventude de Viana esta época provavelmente teria mais minutos de jogo, no entanto derivado aos treinos em Viana do Castelo serem cerca das 17 horas implica que eu não consiga conciliar o Hóquei em Patins com um emprego ou outra actividade ao contrário do H.C. Braga que treina à noite. No H.C. Braga, a equipa tem alguns jogadores que já conheço assim como o treinador Vítor Silva por isso e por outras razões acredito que podemos fazer uma boa época desportiva, temos jogadores com valor e não vejo que os objectivos destas duas equipas sejam diferentes este ano...creio num H.C. Braga forte mas sou realista, a luta pelo titulo deve passar pelo F.C. Porto, Benfica e eventualmente o Candelária.






Qual as diferenças que consegue encontrar no hóquei de hoje e no hóquei dos tempos que começou a jogar?
Considero-me um privilegiado de ter conhecido e praticado hóquei em tempos diferentes e com regras diferentes, se bem que houve alturas em que achei que o hóquei estava a tornar-se num desporto nada atractivo para quem assistia aos jogos. Quando comecei ainda as balizas eram de madeira e havia 1 árbitro e dois fiscais de baliza que eram mais conhecidos pelos "bandeirinhas" isto porque estavam em cima de um prolongamento de madeira da baliza, na parte de trás desta, coisa que actualmente não tem sentido. O hóquei era mais lento e a velocidade de execução igualmente lenta mas notava-se técnica
muito apurada nos verdadeiros artistas da modalidade, conseguia-se ver a habilidade mais ao pormenor, hoje em dia o hóquei em patins é mais rápido, e com bons executantes em velocidade, no entanto também muito físico, se bem que num passado recente em minha opinião o hóquei tinha se tornado num desporto mais físico em detrimento da técnica....com a inclusão das novas regras, creio que a longo prazo poderão surgir novos e grandes jogadores com técnica apuradíssima. Há imensas diferenças do hóquei antigo para o moderno pois nestes anos de carreira mudaram as regras em inúmeras ocasiões...a linha anti-jogo, a forma de marcar penaltys ou livres directos, a forma de defender do guarda-redes, a arbitragem (um ou dois árbitros) etc...actualmente respeito ainda mais o hóquei e os jogadores antigos porque tinham que jogar segundo as regras que vigoravam e não tinham a qualidade de material para a prática com a qualidade que existe hoje, assim como bons pavilhões para treinar e jogar quando a maioria era ao ar livre. Por isto tudo o Hóquei em Patins é lindo, não quero deixar de agradecer aos nossos antepassados da modalidade por trazer-nos até aos dias de hoje este desporto que enche os nossos corações, o hóquei é paixão!

Quando foi convidado para assinar pelo H.C Braga, quais os objectivos que foram propostos?
Os objectivos do H.C. Braga passam por fazer a melhor classificação de sempre na 1ª divisão, até à data foi o 8º lugar, creio que podemos atingir esse objectivo e depois nas outras competições tudo pode acontecer visto que são a eliminar, temos ambição e fazemos votos de ir longe nestas provas.

Como viu a participação da selecção portuguesa no europeu da Alemanha?
A selecção apresentou-se bem até á final, até aí tinha tido um desempenho brilhante no entanto parece-me que os outros jogos nada têm a ver com a final frente à Espanha, pois aí é necessário o melhor de todos e com um grau de concentração elevadíssimo para que os erros sejam em menor número e surjam as melhores opções dos jogadores em momentos de decisão. Os jogos das finais obrigam um enorme esforço físico e mental, e nem sempre os jogadores se apresentam nestas alturas na melhor forma (posso o dizer pois sei que porque já joguei estas finais e em algumas estava bem e outras não), no entanto parece-me que aí é que a equipa tem que funcionar como um todo uns jogadores compensam os outros quando estes em determinados momentos do jogo não estão tão bem ou tomaram a opção errada...e quanto a mim, a selecção portuguesa nesta final sobretudo no aspecto defensivo podia ter sido mais coesa, aliados também ao momento de infelicidade do 4º golo que acabou por tranquilizar mais os espanhóis. Não posso deixar de ser critico também nestes momentos, pois todos sentimos quando perdemos...há um golo que como jogador custa-me sofrer " golo da Espanha em que Mia Ordeig foge ao Reinaldo Ventura e entra na área sozinho por uma zona em que não aparece um único companheiro a ajudar", sinceramente custa-me pois acho que o sentido de equipa nesses momentos tem que estar presente...com isto não quero generalizar, tínhamos equipa mas na final houve momentos que não funcionámos como tal.

Certamente que o golo pela selecção em Oliveira de Azeméis no Campeonato do Mundo foi inesquecível para si, foi o melhor momento da sua carreira até hoje ou há outro?
Não é um facto de marcar o golo mas a sequência de tudo isso, foi decisivo e importante para Portugal ser Campeão do Mundo mas não foi menos importante ter uma equipa que se uniu e conseguiu que na final não sofresse qualquer golo, é lógico quando somos campeões do mundo esses passam a ser os melhores momentos...não posso esquecer também um golo que marquei na Taça dos Campeões Europeus nas mesmas circunstancias que o de Oliveira de Azeméis ao serviço do Òquei Clube de Barcelos, também este no prolongamento da final da competição contra o Roller Monza (Itália). Ser campeão nacional, europeu ou mundial por ordem crescente são sempre os melhores momentos da nossa carreira, o que interessa é o resultado final, a vitória do colectivo.

Quais as equipas mais fortes para a próxima época no campeonato português?
As equipas mais fortes ou pelo menos acho eu que são aquelas em que os seus planteis dão mais garantias para chegarem ao titulo são o F.C. Porto, Benfica e Candelária.

Qual é a sua opinião em relação á situação do Hóquei em Patins em Portugal?
O Hóquei em Patins quanto a mim precisa de maior divulgação nos meios de comunicação social, continuamos a ter bons valores mas é preciso trazer muitos praticantes para a modalidade, todos sabemos que hoje em dia as crianças têm múltiplas ofertas em relação a actividades desportivas ou outras actividades para ocupar os seus tempos livres, e é por isso que eu penso que é necessário que exista da parte de todos nós...jogadores, técnicos, dirigentes e outros amantes da modalidade divulguem e tragam crianças para o hóquei...e desde já Tiago agradeço-te por contribuíres com o teu blogue sobre hóquei em patins, é mais contributo para a projecção da modalidade. Esta é a parte quanto a mim a mais importante pois trata-se do futuro da modalidade, quanto a resultados continuamos a ser campeões em alguns escalões e vamos à final em outros...trabalho, sacrifício, humildade, espírito de equipa entre outras coisas ...são fundamentais nas selecções mas principalmente nos clubes pois é aí que aprendemos e damos os nossos primeiros passos para nos mantermos como reis da modalidade.

Para finalizar, quer deixar uma mensagem a todos os que gostam do Hóquei em Patins e que lutam para que esta linda modalidade não morra no esquecimento?
A mensagem que quero deixar é que se gostam do Hóquei em Patins procurem contribuir seja de que forma for para a divulgação da modalidade...jogar, treinar, dirigir, publicitar e assistir são alguns desses contributos, façam-no porque o hóquei é paixão. Obrigado a todos e encontramo-nos nos ringues de hóquei.

O "Best Hóquei" agradece ao Pedro Alves a entrevista cedida e deseja as maiores felicidades para o resto da sua carreira.



1 comentário:

pampo disse...

Grande pedro alves, grande jogador, excelente pessoa, o melhor da minha geração. Um Abraço Pedro e boa sorte para a proxima época.
Artur Pereira