.

.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

"Se gostam realmente do hóquei apoiem sempre as vossas equipas"




(Fotos: FotosdaCurva e Pedro Alves/Mundook)

É o actual melhor marcador do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, chama-se Vítor Hugo e joga na A.A Espinho, é este o nosso entrevistado.
 
Como nasceu a sua paixão pelo Hóquei em Patins?
Com cinco anos fui a um treino das escolinhas do Gulpilhares, só para experimentar, e desde aí não faltei a um treino até hoje, não por ser obrigado, mas porque é realmente o que mais gosto de fazer.

Dos clubes por onde já passou, qual o que o marcou mais e de que forma o marcou?
Todos os clubes por onde passei me marcaram, mas por razões óbvias, o Gulpilhares foi aquele que me marcou mais, uma vez que foi lá que me formei como jogador e como homem e onde passei grande parte da minha carreira. 
Depois, o Benfica foi a realização de jogar num grande clube, com uma grande estrutura, grandes jogadores e adeptos; por fim, mas não menos importante, a Académica de Espinho, clube que me dá todas as condições para reconciliar a carreira, com grandes jogadores, treinador e acima de tudo grandes pessoas.

A carreira de um atleta tem momentos bons e momentos maus, qual foi o pior momento na sua carreira até os dias de hoje?
Sem dúvida que o momento menos bom da minha carreira foi o de não ter ganho nenhum titulo pelo Benfica. Sinto uma grande frustração por não ter ganho nada em 3 anos, uma vez que tínhamos grandes jogadores, grande treinador mas por uma razão ou outra nunca ganhamos, também não podemos esquecer que apanhamos sempre um “Super F.C Porto”. 
Os melhores momentos da minha carreira foram os títulos conquistados em 2003, Campeonato do Mundo de sub-20 (Uruguai), Europeu de Juniores (Vale de Cambra) e o Campeonato Nacional de Juniores (Gulpilhares).
Outro grande momento foi quando vesti pela primeira vez a camisola da selecção nacional sénior.

Neste momento atravessa um momento de forma magnifica, é o actual melhor marcador do Campeonato Nacional, qual é o segredo?
O segredo é muito simples, trabalho todos os dias para os jogos me correrem o melhor possível, não posso descartar o trabalho dos meus colegas de equipa e treinador, porque sem eles, e sem a sua confiança em mim, nada disto seria possível. E claro que o apoio da minha mulher e do meu filhote são muito importantes para o meu bom momento.

Já passou pela selecção Nacional, espera um dia chegar de novo a vestir a camisola das quinas?
Claro que sonho em voltar a representar a selecção nacional, é também com esse intuito que trabalho todos os dias, visto que representar o nosso país é o ponto mais alto da carreira de qualquer jogador.

Como viu a prestação de Portugal no europeu de Wuppertal?
Segui atentamente o europeu de Wuppertal, o percurso da selecção até á final foi imaculado, jogou bem e deu espectáculo, mas no jogo da final contra a Espanha as coisas não correram muito bem, o resultado não reflecte a diferença entre as equipas.

Está neste momento ao serviço da Associação Académica de Espinho, quais os objectivos da equipa para a época que já decorre?
Os objectivos da A.A.E são muito claros, garantir a permanência na 1ª divisão o mais rápido possível, e na taça de Portugal ir o longe possível, esperando uma ajuda do sorteio.

Já vestiu a camisola de um dos grandes clubes de Hóquei em Patins em Portugal, o S.L Benfica, pretende um dia voltar a vestir a camisola de um dos grandes de Portugal?
Sem dúvida que gostava de vestir de novo a camisola de um dos grandes de Portugal, trabalho para que isso possa acontecer de novo, mas não depende só de mim.

O Campeonato este ano está mais competitivo, na sua opinião quais as equipas mais fortes e as mais fracas este ano no campeonato?
As equipas mais fortes deste campeonato são o F.C Porto e o S.L Benfica, estas estão num patamar superior em relação às outras. de seguida a Oliveirense e o Candelária  penso que são as 4 mais fortes. Quanto às mais fracas, penso que não existem equipas fracas, todos os jogos são difíceis e equilibrados.


Recentemente as regras da modalidade foram renovadas, muitas vezes motivos de polémicas, acha que veio fortalecer o Hóquei em Patins ou piorar?
Na minha opinião as regras vieram melhorar o hóquei em patins, vieram tornar o jogo mais espectacular e privilegiar os jogadores tecnicamente mais fortes. mas por outro lado os árbitros têm muito mais influência no jogo, visto poderem desequilibrar no número de faltas para cada lado, mas em suma eu sou a favor das novas regras.

Nos últimos tempos o Hóquei em Patins tem caído no esquecimento de todos, faço a pergunta que todos os amantes desta modalidade teem feito, o que se deve fazer e quem pode fazer para voltarmos a ter Hóquei em Patins nas televisões publicas e mais divulgação nos meios de comunicação social?
Essa é uma pergunta que não consigo dar uma justificação óbvia, todos temos um pouco de culpa pelo hóquei estar a passar um momento menos bom.
Se Portugal voltar a ganhar títulos talvez seja uma forma de chamar a atenção para o hóquei em patins, ganhando títulos a comunicação social é "obrigada" a dar mais cobertura à nossa modalidade, tanto a nível da selecção como de clubes.
Os dirigentes de ambas as partes têm de chegar a acordo para a divulgação do hóquei. penso que pode passar por estes factores, mas, como disse  anteriormente, não consigo dizer ao certo o que fazer nem quem o pode fazer.


Qual é a sua maior referencia no Hóquei em Patins?
Quando comecei a ver hóquei mais atentamente, os jogadores que mais gostava eram o Rui Lopes e o Pedro Alves. Eram os jogadores que mais me impressionavam, mas nunca mais me esqueço da equipa de Portugal quando fomos campeões do mundo em 1993, os melhores.

Dos treinadores que já teve, qual o marcou mais e de que forma o marcou?
Todos os treinadores que tive tiveram uma grande  influência no meu crescimento como jogador e como pessoa.
Mas vou enunciar os 3 que foram e são importantes, o 1º é o professor Hélder Ferreira que foi o meu treinador nas camadas jovens do Gulpilhares e ensinou-me muito numa fase importante, o 2º é o Zé Fernandes que foi o que me lançou na equipa sénior do Gulpilhares, um Sr. que respira hóquei, e o 3º é o Paulo Freitas, um Sr. que confia em mim, que me devolveu a alegria pelo hóquei em patins e acima de tudo é um amigo para todas as ocasiões.

E o jogador que o marcou mais e de que forma o marcou claro?
O jogador que mais me marcou foi o Jorge Silva, jogamos juntos muito tempo e tínhamos uma cumplicidade dentro do ringue muito grande.
Mas joguei com muitos grandes jogadores e grandes pessoas principalmente.

Se tivesse que escolher um cinco ideal com jogadores portugueses qual seria?
O meu 5 ideal vai ser composto por jogadores com quem tive o privilégio de jogar na mesma equipa.
GR- Guilherme Silva.
Defesas - Mariano Velásquez e Pedro Afonso.
Avançados - Ricardo Barreiros e Jorge Silva.

Para terminar quer deixar uma mensagem para os adeptos desta linda modalidade?
Se gostam  realmente do hóquei apoiem sempre as vossas equipas, porque é com pavilhões cheios que podemos fazer com que o hóquei em patins volte ao lugar que merece e a ter o reconhecimento por parte de todos.

O "Best Hóquei" agradece ao Vítor Hugo a entrevista cedida e deseja as maiores felicidades para o resto da sua carreira.

1 comentário:

Anónimo disse...

se queres jogar sempre com pavilhão cheio e grandes ambientes anda para barcelos.te esperamos cá campeão