.

.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

"Mas sinceramente, atractivo o Hóquei português é muito mais do que o espanhol."


Chegou a Portugal há pouco tempo, quer-nos falar de si?
Tenho 25 anos e sou de Granollers(Barcelona).
Comecei a jogar Hóquei em Patins aos três anos no Réus Deportiu, estive 12 anos neste clube. Depois aos 15 anos foi jogar para o C.H Vila-Seca, estive três ano e com a primeira equipa subimos à OK Liga no ano de 2003.
Depois estive um ano na Bell-Lloch a jogar na Primera Nacional Catalã, logo no ano seguinte fui para o Lleida Llista Blava na OK Liga, estive o primeiro ano na Ok Liga e o segundo ano na Primeira Nacional Espanola e em 2006 subimos de novo à OK Liga.
Em 2007 fui para o C.P Vilanova onde joguei quatro anos, no primeiro ano ganhamos a Taça CERS, em 2008 fui vice-campeão da Super Taça da Europa em Dinan (França) e o ano passado fomos finalistas da Taça do Rei.
Na selecção Espanhola, fui campeão da Europa de Juvenis em 2001 em Alcobaça e fui vice-campeão do Mundo de sub-20 em 2005-2006 em Malargue (Argentina).
Na selecção Catalã, fui campeão de Espanha de Juvenis em 2001, como sénior em 2008 e 2009 fui campeão do Golden Cup e fui vice-campeão da Copa América em Buenos Aires (Argentina) em 2008.

Quer nos falar do que o levou a vir para o Porto Santo SAD?
Então eu decidi mudar de ares, para encontrar um outro Hóquei e para conhecer pessoas diferentes. Primeiro estava para ir rumo a Itália, mas quando recebi um telefonema do José Querido não pensei duas vezes e decidi vir para Porto Santo para trabalhar sob suas ordens, foram as razões mais importante para estar aqui em Porto Santo.

Quais os objectivos que foram propostos à equipa do Porto Santo SAD nesta época?
Para mim, isso não me interessa para nada.
O importante é trabalhar todos os dias, pensar em cada jogo e pensar apenas os objectivos que os dirigentes, técnicos, e nós mesmos podemos cumprir.
Entrar na Europa, ganhar o campeonato ou não, nunca gosto de pensar assim, o importante é ir a cada jogo e tentar conquistar 3 pontos neste sábado.

Já vimos que não se “guia” muito por objectivos, não tem nenhum objectivo pessoal na sua nova equipa?
O meu objectivo é trabalhar cada dia a 100% para que possa jogar todos os fim-de-semana e para dar confiança aos meus companheiros. Esse é o meu principal objectivo, acho que os objectivos pessoais num desporto de equipa são coisas difíceis de entender, eu trabalho para a equipa e se a equipa ganha eu vou ganhar sempre.

Quando estava em Espanha acompanhava o campeonato português?
Sim, tive notícias do campeonato português porque tenho amigos em Portugal e na Internet eu sempre conseguia novidades.
Também joguei contra o Benfica e tive mais informações.

Ainda esta há pouco tempo em Portugal, já conseguiu detectar algumas diferenças entre o hóquei português e espanhol?
À muitas diferenças, mas o mais visível é que o Hóquei Português é mais directo do que o espanhol, em Espanha joga-se mais tacticamente do que aqui, o que torna os jogos mais chatos. Em Portugal, o Hóquei é mais divertido para os jogadores e muito mais difícil para os guarda-redes pelo número de vezes que a bola vai à baliza.
Mas sinceramente, atractivo o Hóquei português é muito mais do que o espanhol.

As regras o ano passado foram alteradas, que opinião tem sobre a mudança de algumas regras?
Eu tenho que dizer que, como sempre o mais danificado é o guarda-redes ... a única vantagem que poderíamos ter no ano passado com grandes penalidades, levaram-nos agora! Mas no geral eu não tenho muito dizer, se a cada ano se alterarem as regras no final, os árbitros, jogadores e fãs não vão saber interpretar as mesmas!

Pelo que conhece das equipas portuguesas, na sua opinião quais são as mais fortes?
Claramente a equipa mais forte hoje é o F.C Porto e é a equipa a ser batida, mas este ano eu vejo que o Benfica tem sido reforçado muito bem e os jogadores querem ganhar títulos, depois temos Candelária, Viana e Oliveirense, equipas que são sempre tomadas em conta. Acho que este ano vai ser muito competitivo e será um torneio muito bom.

Qual a sua maior referencia no Hóquei em Patins e o porquê?
Isso é difícil...tive muitos treinadores, uns melhores que outros, mas o que mais me marcou foi Joan Cáceres quando era Juvenil em Vila-Seca, deu-me muitas responsabilidade em muitas coisas e confiou em mim em todos os momentos, mas de todos aprendi e de todos pude sacar experiências boas e outras não tão boas para o futuro!

Se tivesse que escolher um cinco ideal com jogadores com quem já jogou na mesma equipa, quais seriam os eleitos?
Eu estava no baliza hehehe, Polan e Joan Eduard Gorduras na defesa, ataque Santi Nani Julivert Cáceres.
Acho que esta seria a minha equipa.

Para terminar quer deixar uma mensagem a todos os amantes desta linda modalidade que é o Hóquei em Patins?
A mensagem é muito simples, que apoiem este desporto e que gostem dele de verdade, porque o que os atletas fazem tem muito mérito e nem sempre se reconhece o nosso esforço! Que as instituições ajudem os clubes e que se profissionalize mais este desporto porque só assim é que pode crescer!!
E a ti muito obrigado pela entrevista, um abraço amigo.

O "Best Hóquei" agradece ao David Arellano a entrevista cedida e deseja as maiores felicidades para o resto da sua carreira.

3 comentários:

Anónimo disse...

Boa sorte Arellano. Vamos todos juntos lutar para a projecção do nosso hóquei! Excelente trabalho.
Saudações hoquisticas

Anónimo disse...

Tenho acompanhado o início de época do Porto Santo, posso afirmar, este guarda-redes faz a diferença, é uma muralha.
Atenção ao Porto Santo, osso duro de roer, têm um espírito de equipa muito forte.

Anónimo disse...

Boa entrevista. É pena os vários erros ortográficos adjacentes à tradução. a corrigir.