.

.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

O balanço da época da CP Sobreira


Depois da subida de divisão, a CP Sobreira acaba de realizar uma época tranquila na II Divisão – Zona Norte alcançado um sétimo lugar.

Para o balanço da época tivemos com Rui Carvalho, um dos quatro diretores da equipa sénior da Casa do Povo de Sobreira e atual Presidente da Associação Nacional de Clube de Patinagem.

Qual o balanço da época da equipa sénior da CP Sobreira?
O balanço é positivo. Importa sempre realçar que esta foi a nossa primeira época na 2ª divisão nacional, nunca uma equipa da Casa do Povo e mesmo do concelho de Paredes tinha subido de divisão e participado numa 2ª divisão.

Os objetivos da época foram alcançados?
Os Objetivos estipulados no inicio da época e face ao conjunto de jogadores que tínhamos apontamos para um tranquilo e/ou ambicioso 5º lugar. Não conseguimos, terminamos em 7º lugar a apenas 3 pontos do 5º. No fundo sentimos uma pequena frustração porque durante a época fizemos grandes jogos, recordo apenas alguns, Carvalhos, Sanjoanense em casa, Infante de Sagres fora. Mas também tivemos do pior, sem desprestigiar ou desrespeitar os citados, a derrota na Feira, o empate com o lavra e derrota em casa com o HC Marco são jogos onde não se podem perder pontos, para uma equipa que luta pelo 4º, 5º, 6º lugar.

A nível de escalões de formação qual é o balanço?
Na formação o balanço é ainda mais positivo, sentimos que a formação nos últimos 8 anos, altura em que chegamos à Casa do Povo, tem sido evolutiva. Recordo que à 8 anos atrás, o clube tinha apenas seniores e lutava para não ficar nos últimos lugares. Passados estes 8 anos, o clube joga na 2ª Divisão, venceu um torneio de encerramento em seniores, foi vice-campeão nacional da 3ª divisão.
Na formação este ano foi muito bom, a cereja no topo do bolo teria sido se a nossa equipa de iniciados tivesse vencido o Torneio de Encerramento. Individualizando, a equipa de escolares fez uma excelente campeonato, se não me engano apenas perdeu 3 ou 4 jogos e demonstra já uma maturidade acima da média. Os infantis são o nosso escalão mais debilitado, no inicio desta época perdeu 2 jogadores fundamentais e os que vieram substituir eram escolares e o nível competitivo baixou, mas no final, tendo em conta todas as condicionantes, notamos que tiveram uma grande evolução do inicio ao fim da época. Em iniciados, tal como referi, fizemos um bom distrital e no torneio de encerramento cumprimos o objetivo mínimo, chegar à final, não vencemos, mas ganhamos experiência. Os juvenis, para além de serem uma equipa remendada, em que apenas tínhamos 5 juvenis, os restantes eram iniciados fizeram uma excelente época, com boa classificação no distrital e melhor classificação ainda no encerramento.
Tenho ainda de destacar que a nossa formação é boa, infelizmente todos os anos somos assediados por clubes e alguns jogadores naturalmente saem, só como nota final, sinto que o título de campeão nacional que a ADValongo conquistou este fim-de-semana em infantis, 40% deve à formação da CPSobreira e aproveito para dar os parabéns, mais uma vez, aos atletas formados aqui, ao Carlitos e ao Rafael.

A CP Sobreira atualmente não tem escalão de juniores, visto que e ó ultimo “degrau” antes de chegarem a seniores e sendo assim importante para o futuro do clube, esta ´nos planos da direção arrancar com o escalão de juniores num futuro próximo?
Não temos juniores porque a formação iniciada à 8 anos ainda só está nos juvenis, os miúdos mais velhos da altura em que abrimos as escolinhas de patinagem (tínhamos cerca de 60 miúdos) são agora juvenis de segundo ano. Para a época 2014/2015 teremos juniores e será mais fácil a sua integração na equipa sénior.

Falando na próxima época, quais os objetivos para a época que ai vem?
OS objetivos são os mesmos, o 5º lugar. É claro que após cinco jornadas podemos ver o andamento da equipa e o andamento dos adversários e redefinir os objetivos. Mas para reforçar, o 5º lugar é o objetivo e a Taça de Portugal chegar aos oitavos de final.
Só para descansar a massa associativa, esta semana já contratamos um treinador e ao longo desta semana da próxima iremos dar conta das renovações e contratações.

É possível a CP Sobreira apostar numa subida de divisão num futuro próximo?
É possível, digo mais, esta época que terminou se não tivéssemos perdido alguns jogadores chave como o Márcio arriscava-me a lutar pela subida. Mas temos que ser realistas, não temos estrutura física para uma subida de divisão, no entanto, imagine que no decorrer de uma época estamos perto da subida não posso, nem peço aos jogadores para perderem para não subir.

Quais os maiores problemas que o clube atravessou durante a época anterior e atravessa diariamente?
Desportivamente, foi uma época muito desgastante. É preciso recuar um pouco no tempo, nas últimas três épocas na 3ª divisão a equipa perdeu no total para o campeonato cerca de 10 jogos. Na última época perdeu 12. Na última época os resultados não permitiam “rodar” a equipa com tanta facilidade, e se nas últimas época a equipa vence, o jogador entra apenas 3 minutos, mas como estamos sempre a ganhar é fácil. Agora, este ano sentimos esse problema, juntando ao abandono de jogadores, terminamos a época com um plantel reduzido.
Mas estes fatores que tornam o grupo de jogadores, equipa técnica e os diretores mais coesos. Na Sobreira existem 3 lemas:
1º Não existem segundas oportunidades, quem fizer asneira sai! Não tem plano B, nem temos problemas em acabar épocas com o mínimo.
2º “Na Sobreira primeiro estranha-se e depois entranha-se” pergunte a qualquer jogador que tenha passado pela Sobreira ou que joga cá e ele afirma-lhe isto mesmo, o clube é sui generis e marca as pessoas. Somos uma pequena grande família.
3º Lema é para os nossos apoiantes “O teu apoio é o nosso sucesso!” Os sócios, simpatizantes e apoiantes têm de perceber que sem o apoio incondicional deles as equipas não ganham. Quer joguemos mal, joguemos bem, o treinador cometa um erro, tenha comportamento menos correto, devemos sempre apoiar, os “castigos” compete à direção estabelecer. Apoiem as equipas, principalmente os miúdos, se apoiarem os seniores ajudam também a dar um exemplo e a tornarem os seniores a referência dos mais novos.

Para terminar quer deixar alguma mensagem?
Quero agradecer ao Best hóquei a oportunidade para transmitir e divulgar um pouco mais a casa do Povo e reforçar o trabalho desenvolvido na divulgação desta modalidade que nos é muito querido.
Quero agradecer a todos os atletas que representaram e representam a Casa do Povo por terem dignificado o clube, uma palavra de agradecimento aos treinadores que saem e aos que ficam e por fim um muito obrigado a todos os diretores, porque sem eles, nada disto existia, o trabalho diário dos diretores é fundamental para que a Casa do Povo continue a ser um clube respeitado por todos.

Sem comentários: