.

.

domingo, 6 de setembro de 2015

NUNO FERRÃO: “OBJECTIVOS SÃO A CONQUISTA DO 1º LUGAR”

Arranca este domingo o 34º Campeonato da Europa Sub-17, prova que se realiza no Luso até ao próximo sábado.

No Luso em prova juntamente com Portugal estarão também as selecções da Alemanha, Andorra, Espanha, Itália, Áustria, Inglaterra, França e Suíça.

A turma lusa orientada por Nuno Ferrão vai tentar recuperar o título europeu que não conseguiu revalidar o ano passado em França onde obteve um 3º lugar, em 2013 Portugal conquistou o título em Alcobendas.

Para antever este Europeu, o técnico Nuno Ferrão respondeu a algumas questões em declarações ao Best Hóquei.

Nuno que objectivos tem Portugal para este Campeonato da Europa?
Os objectivos de Portugal a nível desportivo são a conquista de primeiro lugar no Campeonato da Europa. No entanto, sendo uma competição de jovens existem outros objetivos, nomeadamente técnicos, táticos e psicológicos com vista á preparação e desenvolvimento dos atletas para a alta competição.

Portugal vem de um 3º lugar no Europeu de 2014 em França. O que terá de mudar para melhorar esse resultado obtido?
Estes campeonatos são bastante competitivos e não existe um conhecimento antecipado das várias seleções, sendo necessário haver uma rápida adaptação aos desafios que ocorrem ao longo do campeonato. Mas a equipa sabe que para ser vencedora necessita de humildade, dedicação e sentido colectivo para ultrapassar as dificuldades.

A competição será jogada no Luso e perante o público português. Que importância terá esse factor na hora do jogo?
A realização da prova em Portugal tem vários fatores positivos, ao jogarmos num local que conhecemos bem, não existem problemas de adaptação. Depois todas as pessoas do Luso têm colaborado para o nosso sucesso na competição. Mas mais importante, será o apoio que os portugueses irão dar à equipa durante os jogos, sendo uma força extra para conseguirmos vencer o Campeonato.

Na sua opinião quem serão os favoritos a vencer este Europeu?
Tal como já afirmei, esta competição é bastante competitiva, verificando-se cada vez mais equilíbrio nas várias selecções. Destacando-se Portugal, Espanha, Itália e França pelos resultados obtidos nos últimos campeonatos.

Esta será a primeira competição com o Nuno com os Sub17, a conquista do título europeu seria uma estreia feliz?
Esta será a primeira vez que estarei como seleccionador Nacional de Sub-17, tendo eu já desempenhado funções de treinador adjunto. Esta passagem para seleccionador vem da confiança que as pessoas responsáveis depositam no meu trabalho, pelo que a conquista do título europeu, seria ótimo para agradecer a oportunidade dada.

A estreia de Portugal neste Campeonato da Europa está agendada para este domingo às 20h frente à selecção de Andorra.

Sem comentários: