.

.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Salesiana também vai a Paço de Arcos


A equipa da AJ Salesiana também marca presença na Final 4 da Taça APL em juniores neste fim-de-semana.

António Sequeira, treinador da AJ Salesiana, fez-nos uma análise da época do seu grupo, “Os Juniores da Salesiana tiveram um arranque de ano um pouco atribulado. Pode-se dizer que "pagaram" um pouco, durante o distrital e no apuramento para o camp. Nacional, a adaptação e a integração de alguns atletas novos na equipa (1 GR e 3 jogadores de campo). Durante essa fase, notou-se bastante que éramos equilibrados como um conjunto de atletas, mas quando foi preciso “mais”, nos momentos cruciais de alguns jogos importantes, ainda havia muito trabalho a fazer como equipa, como grupo. Com a entrada na Taça APL, fizemos um trabalho espetacular como estrutura de grupo, como verdadeira equipa e os resultados começaram a aparecer. Saliento o mini-estágio da Páscoa (com participação em 2 torneios ao mesmo tempo, 5 jogos em 2 dias, onde só perdemos 1 e contra o Turquel), onde todos estiveram sob grande pressão e envolvimento físico e psicológico e onde foram definitivamente demonstradas as mais-valias que somos como EQUIPA. O apuramento para esta final-four da Taça APL de Juniores 2013, não foi fácil, ou melhor, considero mesmo que nesta nova forma de realizar a Taça APL, é mais verdadeiro no real valor desportivo de cada equipa, apesar de ser também mais difícil chegar à final-four. Posso dizer até um pouco por experiência própria, que nos últimos 4 anos estive presente em 3 delas (2009/2010 com os Iniciados e Juvenis, 2011/2012 com os Juniores e agora esta 2012/2013 também com os Juniores). A equipa não se tem poupado a esforços para este objetivo.

“Foi incansável nas exigências para os treinos, quer com a equipa técnica, quer mesmo com cada um individualmente. Enfrentou sempre cada jogo sempre como uma final e depois de conseguirmos ganhar o nosso grupo, nesta ultima fase para o apuramento direto para a final, só perdeu o jogo onde a equipa, infelizmente achou que já estava ganho mesmo ainda antes de começar. Como treinador foi um momento difícil e mesmo depois de termos dado a volta a um resultado desfavorável de 5-1, era tarde e prevaleceu a vitória de quem mais acreditou com trabalho. Este percalço fez soar um enorme sinal de alarme no balneário, de tal forma que os jogos seguintes foram cavalgantes como grupo, cada atleta individualmente apostou fortemente nos colegas e a união fez a força. Há males que acabam por vir por bem!”

Sobre a Final Four em si, António Sequeira contou-nos os objetivos quem tem para a prova, “A final-four? Sabemos quem somos e a que nos propomos. Com os pés bem assentes na terra, cientes do verdadeiro espírito que impera na AJ Salesiana e aos “olhares” do nosso saudoso Pe Miguel, acreditamos que vamos ter os melhores resultados que o nosso trabalho conseguir. Não nos vamos poupar a esforços! Também sabemos quem são (pelo menos algumas) as outras equipas e respeitamos inequivocamente bastante o seu trabalho. Portanto, acho que vai ser uma final-four muito competitiva, pela igualdade das equipas que nela vão participar. Acho que vai ganhar quem menos errar e porque não, quem mais procurar a sorte. Nós vamos fazer por isso!”

Sem comentários: