.

.

domingo, 4 de novembro de 2012

Portugal é campeão em terras francesas



A Seleção Nacional Sub-20 de hóquei em patins sagrou-se Campeã da Europa Sub-20. Em Saint-Omer, França, Portugal bateu (4-3) Espanha na final do 48º Campeonato da Europa e somou, deste modo, o 3º título consecutivo e o 17º do historial.

Na final que todos esperavam, Portugal e Espanha exibiram-se a grande nível num espetacular jogo cheio de emoção até ao último apito. A Seleção Nacional esteve sempre por cima e dominou a primeira parte, onde marcou 2 golos e criou oportunidades claras para marcar outros tantos. Ao intervalo, o marcador apontava 2-0 a favor dos “Ursitos” e no regresso à pista para a etapa complementar foi Portugal quem fez mexer o placard por mais uma ocasião. Espanha reagiu e reduziu, mas a turma portuguesa não vacilou e rubricou o 4-1. Nos instantes finais, a armada espanhola ainda ameaçou a liderança portuguesa, mas já não havia forma de tirar o 17º Campeonato da Europa Sub-20 – 3º consecutivo – das mãos dos campeões!

Os golos portugueses foram apontados por Gonçalo Alves (2), Miguel Rocha (1) e Hélder Nunes (1). Gonçalo, com 19 golos, foi o melhor marcador da competição.

5 inicial: Pedro Costa (GR), Telmo Pinto, Hélder Nunes, Miguel Rocha e Gonçalo Alves

Ficha de jogo

Classificação final

1º PORTUGAL

2º Espanha

3º França – vitória (3-2) na partida de apuramento dos 3º e 4º lugares

4º Alemanha

5º Itália – triunfo (5-3) na partida de apuramento dos 5º e 6º lugares

6º Suíça

7º Inglaterra – vitória (5-4) no jogo de apuramento dos 7º e 8º lugares

8º Holanda

Luís Duarte, Selecionador Nacional: “Estes jogadores não foram heróis... Eles, para mim, são sempre heróis. Trabalhámos muito ao longo deste mês para conseguirmos este título. A haver algum nervosismo ou ansiedade foi no jogo de ontem [sexta-feira] com a Alemanha. Hoje [sábado] não houve nenhuma dessas coisas. Nós conhecíamos bem o adversário e sabíamos muito bem o que fazer para vencer. Acho que há duas palavras que marcam este título europeu: ambição e humildade. Fomos ambiciosos e humildes ao longo de toda a competição e isso garantiu-nos a vitória no campeonato. Amanhã [domingo] de manhã arrancamos para Portugal. Vamos de autocarro, mas vamos muito muito felizes”

A Comitiva da Seleção Nacional Sub-20 vai deixar Saint-Omer no domingo de manhã e deverá chegar a Portugal na segunda-feira depois de uma viagem de autocarro que deverá durar cerca de 30 horas.

Mais informações no portal oficial da Federação de Patinagem de Portugal, em www.fpp.pt, e no site do 48º Campeonato da Europa Sub-20, em www.eurou20saintomer2012.com.

Sem comentários: