.

.

terça-feira, 12 de abril de 2011

"Porto é uma cidade espectacular."



Reinaldo Mallea é o nosso entrevistado de hoje, já passou por clubes com FC Porto, HC Liceu e agora representao o FC Barcelona.


Como cresceu a sua paixão pelo Hóquei em Patins?
A paixão nasceu desde pequeno, eu tinha 7 anos e o meu pai foi quem me levou a jogar hóquei junto com o meu irmão e na verdade cada ano que passava com os patins calçados mais gostava de jogar!

Para quem não conhece o seu historial de clubes, quer-nos contar por que clubes passou até hoje?
Eu comecei num clube muito humilde que se chama Club Barrio Rivadavia, aprendi a patinhar ai e aos 6 meses fui para o clube Olimpia Patin Club de Trinidad (OPCT) onde estive até aos meus 18 anos onde rumei para o Futebol Clube do Porto, fiquei 6 anos no Porto e fui para Espanha, para o Liceu da Corunha jogando duas épocas e por último no FC Barcelona.

O Reinaldo é bem conhecido pelos portugueses, passou várias épocas com a camisola do FC Porto, que recordações guarda desse tempo?
Tenho muitas boas recordações, foram 6 anos muito felizes, onde joguei com os melhores jogadores e treinadores, onde tive a possibilidade de aprender com todos eles e ainda por cima ganhamos quase tudo a nível nacional, são 6 anos difíceis de não se lembrar, Porto é uma cidade espectacular.

Ganhou vários troféus no FC Porto, qual o mais importante para si?
Na realidade todos foram importantes, por que cada ano que passava era mais difícil ganhar, mas o que mais me marcou foi o ano em que ninguém dava nada por nós, por sermos muito novos e ganhamos o campeonato, acho que foi esse o ano onde demos o golpe sobre a mesa.

Pensa em voltar a Portugal um dia?
Porque não? Portugal foi a pais onde comecei a minha carreira no estrangeiro e onde conheci a minha mulher, deixei muitos amigos por isso têm uma ligação muito forte. Hoje estou em Espanha, mas quem sabe um dia mais tarde poderei voltar.

Acompanha o Hóquei em Patins português?
Sim acompanho ainda mais este ano que o título está mais disputado!

Na sua opinião quais as equipas mais fortes em Portugal?
Bom acho que em Portugal há uma diferença grande entre as equipas do meio da tabela para baixo, mas as equipas mais fortes como se está a ver são Porto, Benfica, Oliveirense e o Candelária.

Depois da passagem por Portugal rumou a Espanha para representar o HC Liceu, que balanço faz da passagem pela Corunha?
Muito positivo, foram dois anos onde vi o hóquei de outra maneira, continuei aprender pois lá estava o treinador José Querido, Pedro Alves, Jaumet Llaverola onde aprendi muitíssimo com todos, chegamos a disputar quase todas as finais em que estávamos envolvidos e que o Liceo fazia tempo que não estava nos primeiros lugares, por isso foi muito positivo!

De seguida assinou por um dos grandes clubes mundiais, o FC Barcelona, clube que representa neste momento, como reagiu quando soube que o Barcelona estava interessado em si?
Fiquei muito contente, pois quando sabes que a melhor equipa quer que jogues com eles, é uma alegria enorme, um sonho concretizado!

Qual o balanço que faz do momento que entrou no Barcelona até ao dia de hoje?
Desde que entrei no Barcelona acho que fomos de menos a mais, o ano passado começamos um pouco irregulares mas no final chegamos ao nível que gostamos de estar e ganhamos o campeonato e copa de Europa numa semana, foi muito difícil, como cada ano que passa, as equipas conhecem-te, estudam-te, por issso tornar-se mais complicado ganhar.
Este ano também não começamos da maneira que queríamos, mas agora estamos muito bem ao nosso nível, mas tambem as outras equipas estão muito fortes como o Réus e o Liceo da Corunha, o campeonato está bastante complicado para nós mas não deixaremos de lutar até que matematicamente esteja perdido, ganhamos Copa do Rei e a Supercopa da Europa e ainda a Copa de Europa por isso, está a ser muito positivo!


Em termos de resultados o Barcelona está diferente, os adeptos estão habituados a ver o Barcelona a fazer grandes resultados nas partidas da OK Liga e este ano a sua equipa está a sentir dificuldades em chegar à liderança da classificação, este ano o campeonato está mais equilibrado?
Sim como disse antes, as equipas vêem vídeos, estudam-te e se não estas ao melhor nível qualquer equipa pode-te ganhar, é uma liga muito equilibrada e complicada!

Em termos pessoais como esta a correr a época ao Reinaldo?
Pessoalmente muito bem, pois adaptei-me completamente ao clube, a equipa e me habituei ao jogo do Barcelona e de Espanha. Sinto-me num momento muito bom, mas sempre se pode melhorar!

Este ano realiza-se o mundial na Argentina, uma chamada à selecção é um objectivo?
Sempre, a selecção é sempre um objectivo, e enquanto sentir que posso dar algo à selecção sempre lutarei para estar nos dez representativos.
Para mim é um orgulho vestir a camisola do meu pais, pois é simplesmente por amor à camisola!

Quais as selecções candidatas ao troféu mundial na Argentina?
Pois como se tem visto até agora e imbatível Espanha, Portugal, Itália e a Argentina.

As regras do Hóquei em Patins sofreram algumas mudanças, sente que veio melhorar ou prejudicar a modalidade?
Penso que veio melhorar bastante mas noutros aspectos não tanto.

Como distingue o Hóquei espanhol do Hóquei português?
O Hóquei português é muito mais rápido e directo, na minha opinião o melhor para ser visto, enquanto o jogo espanhol é um jogo mais táctico, expectante e muito difícil.

Em Portugal o Hóquei em Patins raramente é alvo de transmissões televisivas ou de noticia em jornais desportivos, em Espanha também acontece o mesmo?
Sim, lamentavelmente sim, cada vez menos vemos noticias nos jornais e muito menos nas televisões.

Sente que a Real Federación de Patinage tenta colocar o Hóquei espanhol no lugar mais alto em Espanha?
Acho que não so a Federação espanhola deveria tentar isso mas sim todas as federações, se não fazemos nada e falo de jogadores, treinadores, federações, adeptos e meios informativos a modalidade vai cair a pique como se está a ver nos últimos anos.
É uma pena.

Qual é a sua maior referencia no Hóquei em Patins?
O melhor jogador de sempre para mim foi José Luís Paez.

Dos jogadores com quem já trabalhou em equipa, qual o marcou mais e de forma o marcou?
Tive a oportunidade de jogar com grandes jogadores, um deles com quem aprendi muto foi o guarda redes Jaumet Llaverola, ensinou-me a ver o hóquei de outra maneira, ensinou-me a levantar-me o mais depressa depois de uma derrota e que um bom jogador é quanto mais rápido se levanta e não quanto menos vezes cai.

E o treinador?
Miguel Gomez, foi un treinador que tive na Argentina e desde logo aprendi muito com ele.
´
Se tivesse que escolher um cinco ideal quais seriam os escolhidos?
Aitor Egurrola, Sergi Panadero, Marck Gual, David Paez e Carlos Lopez.

Para terminar quer deixar alguma mensagem?
Agradecer-ter pelo que fazes, tu e todos os que apoiam o hóquei e a divulgação da modalidade, muitos parabéns pelo site.

O "Best Hóquei" agradece ao Reinaldo Mallea a entrevista cedida e deseja as maiores feliciddes para o resto da sua carreira.

Sem comentários: