.

.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

À conversa com a APL TV


Numa altura em que umas das poucas formas dos amantes do Hóquei em Patins assistirem a jogos sem se deslocarem aos pavilhões é as novas tecnologias, mais concretamente as famosas tv`s online, estivemos à conversa com uma dessas tv´s, a APL TV, Pedro Gonçalves, narrador desportivo e produtor da APL TV respondeu a algumas perguntas do nosso blogue que podem ver de seguida.

Como surgiu a APLisboa TV?
A APLisboa TV surgiu integrada num objectivo que a APL tinha de dar visibilidade aos grandes eventos organizados pela Associação Patinagem de Lisboa. As primeiras transmissões da APLisboa TV foram no I Inter-Zonas em Janeiro de 2010, que se realizou em Vialonga.
A actual equipa da ApLisboa TV formou-se no âmbito do projecto "Dramático Cascais TV", em Junho de 2010.
Nessa altura esta equipa mostrou a todos os amantes do hóquei-em-patins uma forma de fazer televisão on-line muito mais inovadora, com mais meios, mais profissionalismo e mais qualidade. Esse esforço não foi indiferente ao actual Presidente da Associação de Patinagem de Lisboa, o Sr. Luís Nascimento, que depois de ver o nosso trabalho na Final-Four da Taça de Portugal não hesitou em convidar-nos para agarrar o projecto "APLisboa TV" e fazer a transmissão da Final-Four do Campeonato Nacional de Juvenis, que era logo uma semana depois. Nós atirámo-nos de cabeça para essa Final-Four que se revelou um sucesso e foi para nós um grande orgulho representar pela primeira vez um órgão tão importante da patinagem portuguesa. Desde aí, a equipa tem vindo a crescer e a consolidar-se a todos os níveis e temos agora um enorme projecto com excelentes perspectivas de continuidade e que actua em diferentes áreas.

Muitos amantes da modalidade de Hóquei em Patins queixam-se da falta de transmissões em directo de jogos de Hóquei em Patins por parte da vossa TV, o que tem a dizer sobre isto?
Em relação a esses comentários o que podemos dizer é que também nós gostávamos de fazer mais transmissões, mas temos que ser coerentes e cumprir com os objectivos traçados inicialmente.
A AP Lisboa TV (tal como o próprio nome indica) é a televisão oficial de uma Associação de Patinagem, o que é muito diferente de uma TV que esteja ligada a um clube, para já, o actual projecto da nossa TV dedica-se a eventos organizados pela APL, como finais de campeonatos, torneios ou encontros de patinagem.
Queremos evoluir e fazer com que a APL TV comece a fazer emissões mais regulares, transmitindo jogos dos vários clubes desta associação, sempre com um princípio de igualdade e imparcialidade, no entanto, integramos um projecto que tem os pés bem assentes na terra e prefere privilegiar a qualidade em vez da quantidade.
Não fazemos transmissões regulares, mas trabalhamos todos os dias em prol deste projecto, prova disso são os diferentes espaços de comunicação da APL que todos os dias têm várias actualizações bem como todos os outros trabalhos de edição de vídeo que temos feito e que mais nenhum projecto nacional produz e pretendemos entrar também na área do merchandising.  
Ainda assim, parece que mesmo não sendo “regulares” somos suficientemente responsáveis para compreender que tudo o que fazemos é visto por muitos seguidores da modalidade e que temos de ser exigentes connosco para apresentar um trabalho de qualidade, por isso mesmo, não vamos entrar em loucuras pois a conjuntura actual não nos permite isso.

Quais os apoios que a AP Lisboa TV tem neste momento?
A AP Lisboa TV tem o incondicional apoio da Associação de Patinagem de Lisboa, que financia e suporta todos os custos que um projecto destes implica, não fosse esta Associação uma entidade extremamente empenhada na divulgação das suas modalidades e dos seus projectos. Para além disso, todas as pessoas que fazem parte da actual equipa da APL são incansáveis connosco, prestam todo o tipo de ajuda tanto nos directos como na pré-produção dos eventos, dão-nos conselhos e ajudam-nos a gerir este grande projecto, além da APL, temos outro apoio incondicional, o da Retinazul, uma produtora audiovisual que depois de ter abraçado o projecto "Dramático Cascais TV", "atirou-se de cabeça" para o projecto AP Lisboa TV e tem continuado connosco ao longo do tempo, desenvolvendo uma relação extremamente profissional e coerente tanto com a equipa da AP Lisboa TV como com a própria APL.
A Retinazul foi determinante no sucesso deste projecto, tendo garantido sempre todos os recursos necessários para a realização das transmissões, tanto a nível material e técnico como a nível humano,  mais recentemente, foi fechada uma parceria com a Everest Poker, uma conceituada empresa de jogos, com uma reputação mundial, que passará a apoiar este projecto.
Desafiamos aqui todos aqueles que gostam de jogar poker on-line a aderirem ao serviço através do site ou do Facebook da AP Lisboa ou da AP Lisboa TV e a desfrutar de condições de jogo exclusivas!

Portanto, com mais apoios poderíamos ter a AP Lisboa TV em grande semanalmente, certo?
Esse é o objectivo, colocar a AP Lisboa TV no centro das modalidades que transmite todas as semanas,  no entanto, e falando sem rodeios, a qualidade exige mais custos e os meios com que nós fazemos a nossas transmissões exigem algum investimento financeiro. Por isso, aproveito esta ocasião para dizer a qualquer entidade que esteja interessada em apoiar um grande projecto, que temos uma vasta gama de espaços e plataformas publicitárias que podemos colocar ao dispor.
Se a Everest Poker, uma empresa com uma grande reputação mundial decidiu investir no nosso projecto, é porque de facto temos um valor grande demais para ficar resumido a transmissões com menos regularidade, para além de que ao apoiarem a AP Lisboa TV estão também a associarem-se a uma imagem credível, de trabalho, de desenvolvimento e de todos os valores associados ao desporto, apoiando as modalidades patinadas.

Sentes dificuldades em manter a TV em termos de material e deslocações para trabalhos?
Não, nenhuma, todos os eventos têm um grande trabalho de pré-produção por parte de toda a equipa e tanto a Retinazul como a APL ajudam-nos a garantir que nada falte em cada evento. As deslocações são os menores dos nossos problemas, pela AP Lisboa TV íamos até ao outro lado do mundo!

Quais os objectivos que a APL TV tem neste momento?
O principal objectivo da AP Lisboa TV tem de ser sempre a divulgação dos eventos e dos projectos da Associação de Patinagem de Lisboa e dos seus clubes, honrando e dignificando o bom nome desta Associação e dos clubes filiados, no hóquei em patins, patinagem artística e na patinagem em velocidade e pensamos que brevemente no hóquei em linha.
Depois, tentar aumentar ainda mais a qualidade das nossas emissões, tentando sempre acrescentar mais elementos inovadores que façam os nossos espectadores sentirem-se próximos de uma experiência televisiva convencional e melhorar as condições de transmissão na internet. A nível humano, consolidar ainda mais a grande equipa que temos, desenvolvendo cada vez mais as relações que se vão construindo e procurando fazer com o que o papel de cada um seja cada vez mais relevante e determinante na elevação deste projecto. A nível de emissões, como já disse, colocar a AP Lisboa TV “on-line” com mais regularidade, principalmente porque é um projecto que faz falta, pela qualidade e a elevação que procura inserir nas transmissões destas modalidades.

Como se sente sendo o comandante das tropas da AP Lisboa TV?
Não sou, de todo, o "comandante" das tropas da AP Lisboa TV, nem este projecto tem comandantes.
Este projecto foi iniciado pela  APL, pela mão do Sr. Luís Nascimento, presidente da APL, que tem vindo a liderar e mais recentemente coadjuvado pelo Dr. Orlando Mascarenhas, Presidente  - Adjunto da APL,  são estas duas pessoas que dão as principais coordenadas para a realização do nosso projecto e que garantem a evolução do projecto a nível técnico e institucional.
Eu entro na parte operacional e técnica, colocando-me em contacto com toda a equipa e distribuindo as funções por todos eles, garantindo que nada vai falhar em cada evento, no entanto, devo salientar que toda a equipa da AP Lisboa TV é incansável e dinâmica, estando sempre sugerir novas ideias para fazer crescer este projecto e preocupando-se imenso com a evolução do mesmo.
Todos os membros da equipa sabem que têm espaço para sugerirem tudo o que quiserem.

A AP Lisboa TV já pensou em associar-se a outros órgãos de comunicação para fazer uma parceria?
Já tivemos algumas propostas nesse sentido, mas essa parceria só será possível se todos entendermos que a AP Lisboa TV é um projecto seguro e consolidado, com linhas de orientação bem carregadas e com uma grande qualidade.
Para trabalhar com a AP Lisboa TV ou terem a nossa colaboração, tudo terá que ser conjugado nesta linha de orientação, uma orientação séria e de qualidade.
No entanto, quero também acrescentar que estamos receptivos a essa colaboração com qualquer órgão de comunicação que queira trabalhar segundo essa orientação, ainda assim, devo salientar que somos uma equipa e que nenhum dos actuais membros da nossa equipa será descartado em prol de outros interesses.

Muitos consideram que grande parte do sucesso das transmissões da APL TV se devem à narração desportiva feita por si e aos excelentes comentários feitos pelo Hugo Gaidão e pelo José Carlos Gaspar, concorda com esta afirmação?
Tanto eu, como o Hugo e o Gaspar fazemos parte desta equipa e trabalhamos em prol das modalidades com o máximo das nossas potencialidades, assim como todos os outros elementos da equipa, que simplesmente não aparecem nos microfones da AP Lisboa TV, por isso tenho que discordar dessa afirmação. A APL TV vai muito mais além do que as três pessoas que estão ao microfone, por trás dos microfones há toda uma equipa que trabalha para que nada falhe.
As inovações a nível gráfico e de realização trazidas pelo Pedro Ramalho e pelo David Vasques foram determinantes, a nova forma de filmar estas modalidades pelo Hélder Vasconcelos, pelo David Vasques e pelo Pedro Ramalho foi também determinante.
A dedicação do João Santos e do Rodrigo Murteira na divulgação deste projecto foi igualmente determinante, a introdução do Diogo Oliveira como repórter e o grande profissionalismo que ele deu à sua função foi também muito determinante.
A minha narração desportiva e os comentários do Hugo e do Gaspar são igualmente determinantes mas não é isto o "centro" do projecto, a dedicação de todo o STAFF da APL foi igualmente determinante. Até a dedicação do Paulo Fernandes enquanto esteve no projecto foi determinante, sem dúvida que o segredo do projecto é que cada um sabe perfeitamente qual é o seu papel e o que tem a fazer e também o espírito cooperante que desenvolvemos diariamente com um objectivo comum e perfeitamente definido.
Não tenho dúvidas de que se houver um destes sectores que enumerei em baixo, tudo o resto vai também ficar em baixo.

Para além das transmissões televisivas on-line, a que outras actividades se dedica a AP Lisboa TV?
Para além da preparação cuidadosa de todos os directos, a AP Lisboa TV dedica-se à comercialização de DVD's com qualquer um dos eventos que tenha transmitido, todos eles com a qualidade de uma transmissão televisiva normal, isto é, não estando sujeitos às limitações impostas pelas condições da Internet.
Além disto, temos ainda um departamento de edição e montagem que se dedica à produção de vídeos dos mais diferentes tipos e que se têm revelado um sucesso, como é o caso dos recentes vídeos lançados em homenagem ao Tiago Jorge e ao Alexandre Ferreira.

Quer deixar alguma mensagem a todos aqueles que participam nos diferentes projectos que envolvem TV's online no nosso país?
Sim claro. gostaria de dizer que a paixão que nos leva a fazer isto é grande demais para haver aqui envolvido um conceito de concorrência ou de competição, as TV's online devem ter noção do seu espaço, mas devem também promover a existência de um bem comum, a paixão pelas modalidades que transmitem e a sua divulgação e engrandecimento, só assim podemos caminhar para aquilo que tanto queremos, o regresso do espaço que toda a comunidade da patinagem merece ter no panorama nacional.
Troquem ideias, ajudem a melhorar os projectos uns dos outros, só assim podemos evoluir, comentários depreciativos são escusados, disso já temos muito!
Gostaria ainda de dizer que não deve ser esquecido o esforço feito pelas TV's Online ao longo dos últimos meses e que apesar do anunciado regresso do hóquei à televisão, é bom que os apoios continuem a não faltar às TV's Online, porque com o hóquei na televisão a transmitir 1 jogo por semana, o interesse em ver todos os outros jogos vai ser muito maior e há também aí muita coisa que pode ser feita para todos saírem a ganhar.
Gostaria também de dizer que podem contactar-nos através do aplisboaltv@gmail.com ou através do Facebook em facebook.com/APLTV
A ti Tiago, gostaria de te agradecer esta oportunidade que nos deste de esclarecer alguns pontos do nosso projecto, felicitar-te pelo grande trabalho que tens realizado e deixar-te o desejo de trabalharmos contigo muito brevemente.

Sem comentários: