.

.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Ricardo Barreiros apresentado no Dragão



(Fonte: fcporto)

A próxima época promete ser de sucesso para o FC Porto Império Bonança. Além da qualidade já reconhecida dos hoquistas da casa e das contratações de Jorge Silva e Vítor Hugo, está assegurado mais um reforço de peso: Ricardo Barreiros, 30 anos, ex-Liceo da Corunha, também vai vestir de azul e branco. É a realização de “um casamento muito desejado”.

Está de regresso ao hóquei português depois de três anos em Espanha. Pode contar como surgiu o convite do FC Porto?
Na realidade, foi uma conjugação de vontades. Eu tinha vontade de regressar a Portugal, mas, com a idade que tenho, queria vir para um clube que me desse condições para ganhar títulos. Não há melhor clube do que o FC Porto para conseguir esses objectivos, como comprova o decacampeonato que conseguiu alcançar. Portanto, cá estou. O FC Porto é o claro dominador do hóquei português e foi relativamente fácil chegar a acordo. Acho que até era lógico que isto acontecesse, é um “casamento” muito desejado por ambas as partes.

Depois de atingir um alto nível no país vizinho, com muitos golos e títulos internacionais, sente que chega ao FC Porto com mais pressão sobre si?
Acho que não. Olhando para trás, estes três anos serviram sobretudo para eu ter o prazer de jogar hóquei com aqueles que são os melhores jogadores do mundo. Mais do que os títulos, acho que ter essa oportunidade foi o melhor que me poderia ter acontecido. Tive grandes jogos, contra o Barcelona, contra o Réus, disputei finais europeias, ganhei uma Taça CERS e duas Ligas Europeias… Isso dá muita confiança a um jogador. Qualquer um quer viver estes momentos e, mais do que tudo, quer ganhá-los, e eu tive essa felicidade. A verdade é que tenho muita vontade e muita esperança de poder viver isso também aqui. É óbvio que me senti bem no Liceo, mas se pudesse ganhar por uma equipa portuguesa ainda me dava mais prazer. Este é um clube que está habituado a ganhar, que entra em todos os jogos com esse pensamento e que tem legitimidade para isso, porque tem muita qualidade. A forma de trabalhar do FC Porto aponta somente às vitórias e esse é um desafio que eu queria para mim nesta fase da minha carreira. Quero desfrutar de muitos títulos neste clube.

Para os menos atentos à modalidade, pode apresentar o jogador Ricardo Barreiros?
Eu acabei por mudar um pouco a minha forma de jogar depois destes anos em Espanha. A verdade é que aprendi muito no hóquei espanhol, as pessoas com quem trabalhei abriram-me outras perspectivas dentro da pista e sou hoje um jogador mais completo, que pode ajudar a equipa em muitas situações do jogo. Acima de tudo, considero-me um trabalhador. Isto é uma modalidade colectiva e temos que trabalhar todos, porque às vezes a soma das partes não chega para fazer o todo. É sempre necessário algo mais. Estou certo de que, com um bocadinho de cada um, vamos conseguir fazer aqui uma grande equipa e vamos ter muito sucesso. Eu vim para ganhar. Habituei-me a isso nestes três anos e infelizmente ainda não tenho um título conquistado aqui, em Portugal. Chego ao FC Porto atrás desses títulos.

O que é que os adeptos portistas podem esperar de si?
Seguramente, muito trabalho. Os golos vão acontecer naturalmente, porque tenho alguma propensão para isso. Eu gosto de me ver como um jogador que sabe defender, que sabe atacar, que sabe interpretar os vários momentos dentro de cada jogo. Claro que também andamos aqui para divertir as pessoas que nos acompanham e tenho muita vontade de mostrar o prazer que sinto dentro da pista. No final do jogo, gosto de sentir que enchi a pista. Conheço bem os adeptos do FC Porto desde o outro lado e a verdade é que mesmo como adversários desejámos ter uns adeptos assim. Isso é uma das coisas pelas quais estou ansioso, quero sentir esse calor, nomeadamente nos jogos grandes. Estou muito expectante quanto a essa ajuda que o público do Dragão Caixa nos pode dar. Quer-me parecer que é única.

Sem comentários: