.

.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Fé de Portugal no Mundial de sonho



(Texto: FPP)
(Foto: Miguel Bastos/hoqueipatins.com)

Barcelos acordou com nevoeiro, mas depressa o sol surgiu para iluminar o talento da Selecção Nacional de Sub-20. O conjunto liderado tecnicamente por Luís Duarte realizou esta manhã o derradeiro treino antes da estreia frente a Angola, num jogo que inaugura neste sábado, pelas 21 horas, o Campeonato do Mundo de Sub-20 no emblemático Pavilhão Municipal de Barcelos. Antes, pelas 19.30 horas, começa a cerimónia de abertura.

Luís Duarte está confiante no desempenho de uma equipa que ostenta o estatuto de bicampeã da Europa: «Treinámos bi-diariamente de forma clara para atingirmos o título. Vai ser um jogo difícil, por isso temos de respeitar a selecção de Angola. A equipa está bem, forte, ansiosa e bem-disposta para começar o Mundial», afirma o seleccionador nacional, em declarações ao «site» da Federação de Patinagem de Portugal.

Depois de defrontar Angola e França, na segunda-feira, a Áustria é, no dia seguinte, o último adversário da primeira fase: «Será o adversário menos forte. Fui convidado para um estágio na Áustria, onde estavam quatro atletas que se encontram aqui no Mundial. É um país que não conhecia, com uma cultura evoluída, que quer aprender e isso é importante para o Hóquei em Patins».

Barcelos é um palco que entusiasma bastante a Selecção Nacional: «Tem grandes tradições no Hóquei em Patins e, por isso, esperamos que o pavilhão encha. Só temos a dizer maravilhas sobre a organização, porque nos tem dado tudo o que pedimos. Neste aspecto, Portugal vai ter, também, sucesso».

Disponibilidade social
Portugal visitou esta tarde as lojas de Barcelos da Rua Direita, como forma de agradecimento pela decoração feita, em homenagem a esta participação no Campeonato do Mundo. A comitiva nacional esteve, também, no centro histórico desta carismática cidade minhota. «Esta interacção social, incluindo as escolas primárias, tem sido uma experiência inesquecível».

O braço-direito
Pedro Mendes, professor do curso de Desporto e Actividade Física do Instituto Politécnico de Castelo Branco, é o treinador-adjunto de Portugal: «O grupo tem trabalhado bem, está habituado a estas vivências, mostra-se preparado e com vontade de conseguir o seu objectivo, ou seja chegar à final e vencer».

Entrada livre e primeiro jogo na RTV
A entrada no primeiro dia do Campeonato do Mundo é grátis, estando os bilhetes para os dias seguintes já à venda no Pavilhão Municipal de Barcelos e também em Okbarcelos.com/pt, «site» oficial da prova. A RTP irá transmitir as meias-finais, a final, caso Portugal esteja presente – os quartaos-de-final são forte hipótese-, enquanto a Regiões TV difundirá o jogo de abertura e todos os encontros da Selecção Nacional que o canal estatal não transmitir. A Plurisports, parceira da FPP, irá exibir on-line todos os jogos de Portugal.

Dez convocados em discurso directo
Diogo Rodrigues: «Trabalhos muito e o grupo está unido. Queremos lutar para garantirmos a vitória no Campeonato do Mundo».

Pedro Costa: «Jogamos para vencer. Este é o nosso objectivo, sentimo-nos preparados para o Campeonato do Mundo, que será especial e diferente, porque jogamos em casa».

João Beja: «Portugal está habituado a jogar para vencer. Vamos pensar jogo a jogo. Primeiro, vem Angola, depois França, Áustria e, a seguir, os restantes encontros. Queremos ganhar num Mundial especial».

Miguel Rocha: «Queremos vencer o primeiro desafio e, depois, pensaremos nos restantes jogos. Somos um grupo forte, unido e com qualidade, como se pode verificar pelos títulos de campeões da Europa que conquistámos».

João Silva: «Quando estamos nas grandes competições, jogamos a pensar na conquista do título. Actuamos em casa, o que não é uma pressão para nós, mas, sim, um factor a nosso favor».

Telmo Pinto: «Temos um grupo que se conhece há três, quatro anos, somos campeões da Europa, e disputamos o primeiro Mundial. Um campeonato do Mundo é diferente, porque há equipas da América do Sul, como a Argentina, e jogamos em casa, o que nos dá outro sabor».

Hélder Nunes: «Costumamos ganhar fora e, por isso, esperamos vencer em casa. Estamos unidos, motivados e contamos com o apoio do público»

Pedro Vaz: «Somos bicampeões da Europa e treinamos com o objectivo de sermos campeões do Mundo. O grupo está confiante e preparado para realizar um bom Mundial».

Gonçalo Alves: «Queremos ganhar o Campeonato do Mundo. O grupo está unido, individualmente é forte e confiante, porque jogamos perante o apoio do nosso público».

João Souto: «Querermos ganhar sempre. Esperamos um pavilhão cheio, porque as pessoas de Barcelos são aficionadas do Hóquei em Patins. A organização merece o sucesso da Selecção».

Sem comentários: