.

.

segunda-feira, 30 de junho de 2014

BENFICA (SUB-13) E BRAGA (SUB-17) CAMPEÕES NACIONAIS

Texto e Fotos: David Veiga

Teve lugar este fim-de-semana, na Mealhada, a Final4 do Campeonato Nacional de sub13 e sub17.

Na categoria de sub13, Valongo e Benfica disputavam o título de campeão e de vice-campeão, após terem vencido nas meias-finais as equipas do Sporting e do Braga.

Entrou melhor a equipa do Valongo, a inaugurar o marcador logo aos 4m. João Pereira, numa sticada da esquerda, a transpor alegria aos demais adeptos valonguenses.

O Benfica tentou sempre ir atrás do resultado, com diversas oportunidades, mas encontrou pela frente uma equipa muito bem organizada defensivamente e com um bom guarda-redes. Afonso Severino, a 2m do intervalo, consegue romper a defesa e igualar o marcador a 1 tento, resultado com que as equipas foram para as cabines.

Na 2ª Parte, as equipas dividiram o tempo de posse de bola, com perigos para os dois lados, mas sempre controlados quer pela defesa, quer pelos guarda-redes. Porém, foi o Benfica a desmanchar o empate, primeiro por Bruno Santos, com um golo muito vistoso, e depois através de Paolo Dias. A 4m do final, a equipa do Benfica conseguia assim uma vantagem algo tranquilizante.

João Pereira ainda reduziu a desvantagem para 2-3 num rápido contra-ataque valonguense mas não foi suficiente para conseguir a vitória.

Benfica sagra-se assim campeão nacional sub13, “roubando” o título que pertencia à equipa do Valongo.

As equipas alinharam:

VALONGO: 1 Diogo Vale (GR); 4 Carlos Figueira; 5 Tomas Frias; 7 Pedro Baltarejo; 9 Gonçalo Frias; 12 José Gonçalves (CAP); 55 João Pereira; 88 Diogo Barata; 89 Gabriel Azevedo; 81 Tiago Freitas (GR).
Treinador - Hugo Azevedo

BENFICA
1 Rodrigo Gonçalves (GR); 2 Miguel Gonçalves; 3 Henrique Pereira; 4 Afonso Severino; 5 Rui Ramos; 6 Bruno Santos; 7 Pedro Lourenço; 8 Paolo Dias (CAP); 9 Bernardo Trindade; 10 Ricardo Viana (GR).
Treinador - António Pinto

Árbitros: Paulo Almeida (Aveiro) e António Santos (Aveiro)
Na categoria de sub17, Braga e Benfica lutaram pelo troféu. A equipa do Braga venceu o Sporting na meia-final por 4-1, enquanto que o Benfica goleou a Sanjoanense por 10-1, Benfica esse que era detentor do troféu, e principal candidato à vitória.
Grande jogo que se pode assistir em direto na TV Mealhada, para quem não pode deslocar-se até à cidade do Leitão.

Ambas as equipas entraram bem na partida, procurando sempre o golo, mas com grande atenção defensiva. Os pupilos de Hugo Lourenço chegariam à vantagem aos 7m através de Gonçalo Pinto, numa finalização em que a defesa do Braga e o Guarda-Redes não ficaram muito bem na fotografia. Alguma sorte também para o número 7 encarnado. Com este golo, a equipa do Benfica superiorizou-se um pouco no desafio, mas a equipa do Braga a não permitir o golo.
A 5s do intervalo, grande penalidade a favor do Braga. Remate de Carlos Loureiro a embater no patim de Gonçalo Nunes, árbitro a assinalar penalty. Na conversão, o mesmo Carlos Loureiro, com uma sticada rasteira a levar a partida empatada para intervalo.

Na 2ª parte, o Benfica entra a carregar, e o Braga a marcar. Minuto 5, Guilherme Ferreira, numa entrada pela diagonal, a enrolar a bola rasteira para a luva direita do guardião encarnado, sem hipóteses.

A partir daqui, foi mais Braga. Benfica a tentar, individualmente, chegar ao golo, mas encontrou pela frente um grande guarda-redes, Gabriel Costa, que negou ao máximo o golo. A 4m do fim, com as emoções já ao rubro, Gonçalo Pinto vê o cartão azul, e na conversão do LD, o tecnicista Gonçalo Meira a quebrar o gelo e a marcar. 3-1 para a equipa minhota. Benfica arriscava, arriscava, mas sempre sem sucesso, originando diversos contra-ataques 2x1 e mesmo 3x1. Nos minutos finais, Carlos Loureiro, com uma grande arrancada a fechar o marcador em 4-1.

Há que realçar o grande trabalho defensivo da equipa do Braga, principalmente do guardião Gabriel Costa, homem do jogo pelas inúmeras defesas.

HC Braga campeão nacional sub17, para grande alegria dos inúmeros adeptos bracarenses, e para grande tristeza dos lisboetas.

As equipas alinharam:

HC BRAGA: 1 - José Valente (GR); 2 - Tiago Abreu; 3 -  Guilherme Ferreira; 4 - António Trabulo; 5 - Duarte Azevedo; 6 - Gonçalo Meira; 7 - Carlos Loureiro (Cap); 8 - Eduardo Costa; 9 - André Silva; 10 - Gabriel Costa (GR). TREINADOR - Vítor Silva

SL BENFICA: 47 - Carlos "Carlitos" Silva (GR); 2 - Filipe Fernandes; 3 - Gonçalo Conceição; 4 - José Pedro Marques; 5 - Diogo Neves; 6 - Pedro Jordão; 7 - Gonçalo Pinto (Cap); 9 - Diego Dias; 33 - Gonçalo Nunes; 10 - Tiago Figueiredo (GR). TREINADOR - Hugo Lourenço "Caleta"

FINAL: BRAGA 4-1 BENFICA. FALTAS: 8-5
«
ARBITROS: Joaquim Pinto (Porto) e Paulo Rainha (Minho)

domingo, 29 de junho de 2014

BRAGA E BENFICA NA FINAL DOS SUB-17


Na final four de Sub-17, a primeira meia-final opôs o HC Braga ao Sporting CP, no final da partida viu-se a vitória bracarense por 5-1.

O Braga entrou a vencer, logo aos dois minutos Gonçalo Meira colocou a sua equipa a vencer por 1-0, a equipa leonina conseguiu reagir com um golo, aos dez minutos da primeira parte Rafael Lourenço colocou o score em 1-1, resultado que se manteve inalterável até ao intervalo.

Na segunda parte o Braga voltou a entrar melhor, com poucos segundos da segunda parte André Silva colocou o Braga a vencer por 2-1, o Sporting perdeu duas hipóteses de fazer golos, aos três minutos Frederico Neves de livre directo e aos cincos minutos Miguel Sardinha de grande penalidade desperdiçaram as ocasiões de golo.

Do lado do Braga também se desperdiçava bolas paradas, aos sete minutos e aos doze minutos Gonçalo Meira desperdiçou dois livres directos, a turma orientada por Vítor Silva veio a voltar aos golos, António Trabuto aos 14 minutos fez o 3-1 e Carlos Loureiro no minuto seguinte fez o 4-1 final, ate final Carlos Loureiro desperdiçou um livre directo para a equipa do HC Braga.
No segundo jogo, o SL Benfica cilindrou a equipa da AD Sanjoanense por um avolumado 10-1

O Benfica entrou a vencer e aos oito minutos de jogo já vencia por 2-0, com um golo de Pedro Jordão e outro de Gonçalo Pinto, aos doze minutos João Cruz falhou uma grande penalidade e aos 17 minutos Pedro Rego fez o 2-1 na partida, no minuto seguinte Gonçalo Conceição fez o 3-1 e com esse resultado o jogo foi para o intervalo.

Na segunda parte os benfiquistas passearam em rinque, aos doze minutos do segundo tempo o Benfica já vencia por 7-1 com dois golos de Gonçalo Pinto, dois de Gonçalo Nunes e um de Gonçalo Conceição.

A Sanjoanense desperdiçou um livre directo aos 14 minutos por Rui Pedro, o Benfica ainda fez mais dois golos, ambos aos dezassete minutos por intermédio de Diego Dias e Diogo Neves.

HC Braga e SL Benfica defrontam-se para decidir o título nacional de Sub-17 este domingo quando forem 18h.

VALONGO E BENFICA NA FINAL DO NACIONAL DE SUB-13


A equipa da AD Valongo venceu este sábado o Sporting CP (1-0), e apurou-se para a final deste domingo que irá decidir quem será o campeão nacional de Sub-13.

O Valongo chegou a esta final four da Mealhada como detentor do titulo e queria estar novamente na final para revalidar.

Do outro lado estava uma equipa leonina que também queria estar na final deste domingo.

No que toca ao jogo, a primeira parte pouco ou nada se passou e só na segunda parte apareceu o primeiro e o único golo da partida, o tento que deu a vitoria ao Valongo foi do jovem Diogo Barata.
 
Na segunda meia-final, o SL Benfica venceu a equipa minhota do HC Braga por 5-1, garantindo o passaporte para final deste domingo frente ao Valongo.

A equipa encarnada construiu nos primeiros dez minutos de jogo o resultado que chegou até ao intervalo, primeiro aos cinco minutos Fábio Ramos fez o primeiro e depois aos nove minutos apareceu o segundo golo por intermédio de Paolo Dias, o marcador chegou com um 2-0 ao intervalo.

Na segunda parte o Braga iniciou a segunda parte bem melhor, Carlos Oliveira no primeiro minuto do segundo tempo reduziu para 2-1.

O Benfica não desanimou e partiu para o 5-1 final, aos quatro minutos Paolo Dias bisou e fez 3-1, no minuto seguinte apareceu o 4-1 por Bruno Santos e o ultimo golo foi de Afonso Severino a meio da segunda parte.

A final do campeonato nacional de sub-13 irá opor o SL Benfica e a AD Valongo, jogo marcado para este domingo às 16h na Mealhada.

sábado, 28 de junho de 2014

ANACP ELEGEU ÓRGÃOS SOCIAIS PARA QUADRIGÉNIO 2014–2018

Texto e Foto: ANACP

Decorreu este sábado, 28 de Junho de 2014, na cidade de Paredes, a Assembleia Geral Eleitoral da ANACP Associação Nacional de Clubes de Patinagem, que elegeu os órgãos sociais para o quadriénio 2014 – 2018.

No que concerne à eleição dos órgãos, foi apresentada lista única para os três órgãos sociais, os quais foram eleitos por unanimidade entre os clubes presentes:

Assembleia Geral
Presidente: Os Limianos
Secretário: Hóquei Clube de Fão
Relator: Associação Académica de Coimbra

Direcção
Presidente: Casa do Povo de Sobreira
Vice-Presidente: Futebol Clube do Porto
Tesoureiro: Famalicense Atlético Clube
Secretário: Sporting Clube de Portugal
Vogal: Clube Naval Setubalense

Conselho Fiscal
Presidente: Associação Desportiva de Valongo
Secretário: Associação da Juventude de Viana
Vogal: Hóquei Clube Paço do Rei

Suplentes
1º Suplente: Hóquei Clube de Braga
2º Suplente: Académico da Feira
3º Suplente: GD Fabril

Após a tomada de posse, o Presidente eleito agradeceu a confiança na reeleição a todos os clubes que constituem a ANACP.

“A ANACP tem os seus objetivos bem definidos. Em apenas 4 anos de existência, ao nível do hóquei em patins, conseguimos, sob propostas nossas e outras em conjunto com a FPP, isentar os atletas sub23 de transferência e baixar as taxas da 1ª e 2ª Divisão.” Salienta, Rui Carvalho, Presidente da ANACP.

“Um dos objetivos da ANACP passa por promover a patinagem através de ações juntos de atletas, treinadores e dirigentes e cativar mais clubes. Para além deste objetivos, a criação de grupos de trabalho que permitem que a ANACP seja uma voz ativa nas decisões dos quadros competitivos do hóquei em patins é já uma realidade e através deles conseguimos garantir para a próxima época que após os apuramentos para os campeonatos nacionais os clubes tenham competição até final da época” refere Rui Carvalho, Presidente da ANACP.

Até ao final da época desportiva, a ANACP anunciará novos associados e atividades a desenvolver no início da próxima época.

RUI NETO É APOSTA PARA O ANCORENSE

Ao que tudo indica, Rui Neto é o novo treinador do CCD Ancorense, clube minhoto que milita na 3ª divisão nacional.

Rui Neto estava actualmente a colaborar com a formação da ED Viana, teve passagens pelo Famalicense e pela Juventude de Viana e esteve ainda ao leme da selecção nacional portuguesa.

Rui Neto irá certamente tentar levar o Ancorense á 2ª divisão nacional na próxima temporada.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

HUGO AZEVEDO E A FINAL FOUR: “VENCER OS 2 JOGOS E REVALIDARMOS O TÍTULO”

A decisão do Campeonato Nacional de Sub-13 será este fim-de-semana na Mealhada, numa final four com AD Valongo, HC Braga, SL Benfica e Sporting CP.

Na antevisão desta final four, o Besthoquei falou com Hugo Azevedo, treinador dos Sub-13 da AD Valongo.

Hugo Azevedo começou por nos falar do balanço da época da sua equipa até a esta final four da Mealhada.

“Um balanco muito positivo dentro do que tínhamos perspetivado.”.

Questionado sobre que objectivos chega o Valongo a esta final four, Hugo Azevedo respondeu.

“Com os mesmos que as outras 2 equipas, vencer os dois jogos e revalidarmos o título.”

Para revalidar o título, o Valongo terá de ultrapassar a equipa leonina do Sporting CP, o treinador valonguense fez-nos uma antevisão do jogo com o Sporting.

“Um jogo bastante equilibrado, eles tem boas individualidades, mas também temos o nosso valor e estamos preparados e acreditamos que seremos capazes de atingir a final.”

O Valongo é detentor do título da categoria conquistado na época passada, sobre a sua equipa irá sentir pressão, Azevedo respondeu.

“Pressionar não, mas acredito que para alguns atletas será benéfico pois já passaram por estes momentos e deram uma resposta fantástica, é isso que espero de todos este fim-de-semana.”

BRUNO FERNANDES JÁ TEM NOVO CLUBE

Depois de deixar o HA Cambra, o avançado Bruno Fernandes é reforço da AA Espinho para a próxima temporada.

Com passagens pela UD Oliveirense e pelos espanhóis do Alcoy, Bruno Fernandes chegou a Vale de Cambra na época de 2007/2008 mantendo-se até este ano ao serviço do Cambra.

Com 32 anos o atleta vai abraçar mais um projecto na sua carreira, desta vez é Espinho a sua nova “casa”.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

PORTUGAL VENCE SANJOANENSE NO 2º TESTE

Texto: FPP
Foto: Facebook “Ursos”

Esta quinta-feira, 26 de junho, no Luso, a Seleção Nacional Seniores Masculinos de hóquei em patins venceu (7-2) a AD Sanjoanense, naquele que foi o segundo teste de preparação para o 51º Campeonato da Europa, competição que se realizará em Alcobendas, Espanha, entre 14 e 19 de julho.

No pavilhão Municipal do Luso, onde Portugal se vai aproximando do final da segunda semana de preparação para o Campeonato da Europa, os “Ursos” tiveram oportunidade de voltar a colocar em prática a estratégias defensivas e ofensivas trabalhadas ao longo desta fase inicial do estágio. Desta feita, frente à AD Sanjoanense e com todos os atletas a serem utilizados, o jogo-treino de duas partes de 20 minutos terminou com 7 golos para a Seleção Nacional, apontados por João Rodrigues (3), Diogo Rafael (1), Gonçalo Alves (1), Hélder Nunes e Jorge Silva (1).

Luís Sénica, Selecionador Nacional: “Nesta segunda semana de preparação o plano passou e passa por integrar aspectos de táctica ofensiva, complementando o trabalho da primeira semana, em que nos focámos mais na regeneração física dos atletas, através de esquemas essencialmente defensivos. Estes dois jogos-treino, o da passada terça-feira e o desta quinta-feira, serviram para trazer até à pista, em circunstância de jogo, aquilo que tem sido trabalhado. É importante manter toda a equipa motivada e, após uma época desgastante, é importante não sobrecarregar os atletas nem a nível físico, nem a nível mental”

O estágio de Portugal que está a decorrer no Luso (Pavilhão Municipal do Luso), recorde-se, iniciou-se a 16 de junho e prolongar-se-á até 11 de julho. No Europeu de Alcobendas, Espanha, vão participar seis seleções que irão competir num sistema de campeonato, 5 jornadas todos contra todos, a uma volta. O primeiro encontro da Seleção Nacional será com França (15 de julho), seguindo-se os desafios com Suíça (16/7), Alemanha (17/7), Itália (18/7) e Espanha (19/7). 

SC BEIRA MAR REGRESSA AO HÓQUEI EM PATINS

Foto e Texto: beiramar.pt

A Direção do SC Beira-Mar aprovou a criação da secção que permite o ressurgimento desta modalidade histórica no seio do clube.

Ao longo da sua história, o SC Beira-Mar tem orientado a sua atividade para o ecletismo, tendo albergado modalidades como a Natação, o Water-Polo, o Andebol, a Ginástica, o Badminton ou o Hóquei em Patins. Atualmente, o clube tem em atividade o Futebol, Basquetebol, Futsal, Judo, Boxe, Bilhar, Paintball e o Atletismo.

Tendo sido desafiada por um grupo de beiramarenses, que são grandes amantes do Hóquei em Patins, a direção do SC Beira-Mar, perseguindo a aposta no reforço do ecletismo, aprovou a criação da secção que permitirá o ressurgimento desta modalidade histórica no seio do clube.

O projeto desportivo da nova secção não comportará qualquer acréscimo de custos para o SC Beira-Mar e está alicerçado numa parceria com o CENAP (Centro Atlético Póvoa Pacense), clube que disponibilizará o seu pavilhão para acolher os treinos e jogos da secção auri-negra.

A criação duma equipa sénior de Hóquei em Patins do SC Beira-Mar pretende colmatar uma lacuna desportiva no concelho de Aveiro, procurando assim valorizar o trabalho de formação que é desenvolvido por alguns clubes aveirenses, contrariando a tendência de dispersão de dirigentes, treinadores e atletas desta modalidade por outros clubes do distrito e até o abandono da ligação à modalidade devido à ausência duma equipa sénior dentro dos limites geográficos do concelho de Aveiro.

Na época desportiva 2014/2015, o SC Beira-Mar disputará o Campeonato Nacional da 3ª Divisão e a Taça de Portugal.

A estreia da equipa beiramarense será no Torneio Internacional Águas de Sal, agendado para os próximos dias 27, 28 e 29 de Junho, no Pavilhão do CENAP, com os seguintes jogos:

27/06/2014 – 21:00 – SC Beira-Mar vs Boavista FC
28/06/2014 – 22:00 – SC Beira-Mar vs SHC Fontenay
29/06/2014 – 18:00 – SC Beira-Mar vs Académica de Coimbra

A direção do SC Beira-Mar enaltece o empenho dos responsáveis da nova secção, apelando aos sócios e adeptos do clube que acarinhem este novo projeto.

Plantel
Marco Abrantes
Bruno Silva
João Rocha
Filipe Loio
Daniel Jesus
José Pina
Fábio Fernandes
Diogo Silveira
André Silva
Sérgio Almeida
José Boia
Miguel Vieira
Luís Machado

Coordenador da secção: Paulo Boia

quarta-feira, 25 de junho de 2014

TRÊS REFORÇOS CHEGAM A SÃO JOÃO DA MADEIRA

A preparar a próxima época e a participar agora no patamar máximo do hóquei em patins nacional, a AD Sanjoanense já garantiu três reforços.

O jovem Pedro Cerqueira reforça o clube de São Joao da Madeira, também Antonio Leal depois de representar o HA Cambra irá vestir a camisa da Sanjoanense, de Espinho chega também o jovem Afonso Santos.

De saída estão, Daniel Bastos que irá representar o Cambra, Franklim Silva que irá pendurar os patins e Drejo que se fala que pode estar a caminho do Espinho.

“REVOLUÇÃO” EM VALE DE CAMBRA PARA A PRÓXIMA ÉPOCA

Depois de uma época atípica no Hóquei Académico de Cambra que levou a equipa sénior à 2ª divisão nacional, parece que os dirigentes do emblema de Vale de Cambra querem um novo rumo para o clube.

Nestes últimos assistiu-se a uma "limpeza" na equipa senior para atacar a próxima época que vem por ai, dos jogadores da época passada, apenas dois renovaram e ficaram no plantel para a nova temporada, são eles, o guarda-redes Ricardo Pereira e Nuno Maia,

A Vale de Cambra para vestir a camisola do Cambra chegarão, Luís Canavarro Ex. Acad. Feira (GR), João Marques Ex. OC Barcelos, Álvaro Pinto Ex. Espinho, Ricardo Ramos Ex. HC Braga, Orlando Pinto Ex. Gulpilhares, Eduardo Brás Ex. HC Braga, Daniel Bastos, Ex. AD Sanjoanense e Francisco Almeida Ex. Escola Livre.

Assim está fechado o plantel do HA Cambra para a época 14/15, para esclarecer o novo rumo do HA Cambra, pode-se ler no site oficial um comunicado da direcção do Cambra que colocamos de seguida na íntegra.

“Na próxima época 2014-2015 o Hóquei Académico de Cambra participará nas competições oficiais com todos os escalões de formação.

Será uma época diferente, com maiores responsabilidades e exigências, daí solicitarmos a colaboração e ajuda de todos para que a união e a força do Hóquei Académico de Cambra seja cada vez maior.

Temos que ser indiferentes a tudo e a todos, seguindo o nosso caminho, muitas vezes bastante sinuoso, mas com maiores ou menores dificuldades conseguimos chegar ao final. Será a última época do mandato da atual Direção, daí estarmos a criar condições, para que na próxima época 2015-2016 a continuidade do H.A. Cambra, seja efetuada da forma mais simples possível e por pessoas que gostem da modalidade e do Clube.

SÓ COM O APOIO DE TODOS, CONSEGUIMOS LEVAR EM FRENTE ESTE PROJETO, QUE DESDE SEMPRE PERMANECEU NOS OBJETIVOS DA ATUAL DIREÇÃO.

A DIREÇÃO.”

FINAL FOUR SÉNIORES MASCULINOS E FEMINIOS DA TAÇA APL

terça-feira, 24 de junho de 2014

PORTUGAL “PASSA” PRIMEIRO TESTE PARA ALCOBENDAS

 Texto: FPP

A Seleção Nacional Seniores Masculinos de hóquei em patins venceu (10-1) a ACD Vila Boa do Bispo, na primeira partida de preparação para o 51º Campeonato da Europa, competição que se realizará em Alcobendas, Espanha, entre 14 e 19 de julho.

Esta terça-feira, 24 de junho, no Municipal do Luso, onde Portugal vai cumprindo a segunda semana de estágio de preparação para o Campeonato da Europa, o foco do treino com a ACD Vila Boa do Bispo esteve essencialmente centrado no aprimoramento dos níveis tácticos e físicos dos atletas. Num jogo-treino de duas partes de 20 minutos e em que todos os atletas foram utilizados, a Seleção Nacional anotou 10 golos por intermédio de Luís Viana (5), Jorge Silva (1), Valter Neves (2) e Ricardo Barreiros (1).

Já na próxima quinta-feira, pelas 20:30, os “Ursos” realizam o segundo teste, desta feita frente à AD Sanjoanense.

Luís Sénica, Selecionador Nacional: “Estes primeiros dias de treinos estão a correr bem. A equipa encontra-se bem e está motivada. Os jogadores estão muito disponíveis fisicamente, isto apesar da longa e desgastante época. Estamos a trabalhar para aprimorar os níveis físicos, essencialmente através de mecanismos tácticos. Estes treinos servem essencialmente para termos a possibilidade de colocar em prática o que estamos a trabalhar frente a um adversário que não treina connosco diariamente. Temos de agradecer a disponibilidade e a simpatia destas equipas que nos ajudam nestes processos de preparação e evolução”

Quinta-feira, 26 de junho, às 20:30
Portugal-AD Sanjoanense – Pavilhão Municipal do Luso

O estágio de Portugal que está a decorrer no Luso (Pavilhão Municipal do Luso), recorde-se, iniciou-se a 16 de junho e prolongar-se-á até 11 de julho. No Europeu de Alcobendas, Espanha, vão participar seis seleções que irão competir num sistema de campeonato, 5 jornadas todos contra todos, a uma volta. O primeiro encontro da Seleção Nacional será com França (15 de julho), seguindo-se os desafios com Suíça (16/7), Alemanha (17/7), Itália (18/7) e Espanha (19/7).

ÁLVARO PINTO E CANAVARRO CONFIRMADOS EM VALE DE CAMBRA

O HA Cambra acaba de confirmar a contratação de Álvaro Pinto, ele que deixa assim o Espinho e ruma a cidade de Vale de Cambra.

Tal como o Besthoquei tinha adiantado ontem, o clube de Vale de Cambra anunciou Luis Canavarro para a próxima época.

Já são confirmados as saídas de Bruno Fernandes, Carrais, Cláudio Bessa e António Leal,

CABESTANY É O NOVO TREINADOR DO BREGANZE

Guillem Cabestany é o novo treinador dos italianos do Breganze.

Depois de ter conquistado vários títulos em Espanha ao serviço do Vendrell, Cabestany ruma a terras italianas em busca de novos desafios.

Relembro que o Vendrell esteve presente na Final Four da Liga Europeia 2014, um macro histórico no clube espanhol.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

CANAVARRO DE VOLTA AO HA CAMBRA

Ao que tudo indica, o guardião Luís Canavarro está de regresso a HA Cambra.

Canavarro fez a sua formação até aos seniores tendo depois saído para a Académica de Coimbra e esta ultima temporada esteve ao serviço do Académico da Feira.

Com este regresso, Luís Canavarro volta ao seu clube do coração e de onde nasceu para o hóquei em patins.

“URSOS” COM DOIS JOGOS AGENDADOS

Texto: FPP

A Seleção Nacional Seniores Masculinos que se encontra a preparar a participação no 51º Campeonato da Europa de hóquei em patins – Alcobendas’2014 – irá realizar dois testes esta semana. Na terça-feira, a Seleção terá um jogo-treino com a ACD Vila Boa do Bispo, enquanto na quinta-feira o treino será com a AD Sanjoanense.

Terça-feira, 24 de junho, às 20:00
Portugal-ACD Vila Boa do Bispo – Pavilhão Municipal do Luso

Quinta-feira, 26 de junho, às 20:30
Portugal-AD Sanjoanense – Pavilhão Municipal do Luso

O estágio de Portugal que está a decorrer no Luso (Pavilhão Municipal do Luso), recorde-se, iniciou-se a 16 de junho e prolongar-se-á até 11 de julho. No Europeu de Alcobendas, Espanha, vão participar seis seleções que irão competir num sistema de campeonato, 5 jornadas todos contra todos, a uma volta. O primeiro encontro da Seleção Nacional será com França (15 de julho), seguindo-se os desafios com Suíça (16/7), Alemanha (17/7), Itália (18/7) e Espanha (19/7).

PAÇO DE ARCOS (SUB-15) E SALESIANA (SUB-20) ERGUERAM TAÇA APL

Texto e Foto: David Veiga

Jogou-se este domingo a final4 da taça APL na categoria de Iniciados e Juniores. No escalão sub15, Sporting e Paço de Arcos disputaram o 1º e 2º lugar da prova. Sporting venceu na meia-final a equipa do SC Tomar por 2-1, enquanto que o Paço de Arcos venceu o Santa Cita por 7-3.

Nas primeiras duas partes, o empate dominou por completo. Equipas muito encaixadas uma na outra, com diversas oportunidades, mas os guardiões a mostrarem que estavam presentes.

Foi preciso esperar pelo minuto7 da 3ª parte para o Paço de Arcos inaugurar o marcador. José Tiago isolou-se e finalizou com alguma sorte. Mal batido o guarda-redes leonino Dário Borges. Foi com este resultado que terminou a 3ª parte. Diogo Alves, “Pákito” como é conhecido no mundo do hóquei, já na 4ª parte, a elevar a contagem para 2-0, consegue isolar-se e fintar com classe Frederico Lourenço.

O Sporting tentava reduzir a desvantagem e conseguiu. João Mendes com um grande remate do meio campo a reduzir o marcador para 2-1. Porém, Rodrigo Afonso, na conversão do LD correspondente ao cartão azul para Gonçalo Dias, a estabelecer o resultado final em 3-1.

CD Paço de Arcos venceu a Taça APL sub15. No pódio ficaram também Sporting em 2º lugar e Santa Cita em 3º, após ter vencido a equipa nabantina por 2-4.

Detalhes da partida:
João Abrantes, técnico do PA fez alinhar: Pedro Nunes, João Esteves, Rodrigo Afonso, Diogo Alves “Pákito”, Edi Silva, Bruno Frade, José Tiago, Eduardo Morais, José Gonçalves e Guilherme Costa.

João Baltazar, técnico do SCP fez alinhar: Frederico Neves, João Mendes, Rui Mendes, Diogo Miranda, Gonçalo Dias, Pedro Bastos, Guilherme Amorim, Leandro Monterroso, Ricardo Rosa e Dário Borges.

Árbitros: Miguel Guilherme e Carlos Brás.
O jogo da final de sub20 opôs frente a frente a Salesiana, equipa que venceu o Odivelas na meia-final por 3-2, e o Parede, que na meia-final eliminou a Física de Torres por 3-1.

Começou melhor a equipa do Parede, mas encontrou pela frente um grande GR da Salesiana, Guilherme Pedruco, que evitou por diversas vezes o golo.

Quem não marca arrisca-se a sofrer! Leonardo Monteiro ainda introduz a bola na baliza do Parede mas o árbitro a marcar falta por ter sido com o patim.

Decorria o minuto14 e Luis Marques comete falta, sendo castigado com cartão azul. Problemas para a equipa canarinha. No respetivo LD, Frederico Duarte inaugura o marcador, introduzindo a bola na “gaveta”.

Mesmo antes do intervalo, a Salesiana tem hipóteses para levar empatado o jogo para o intervalo, mas Miguel Mendes não concretiza a grande penalidade.

Na 2ª Parte, duas grandes oportunidades, uma para cada lado. Primeiro, com 3min decorridos, Simão Lage consegue isolar-se mas Guilherme Pedruco consegue evitar o golo do Parede. Do outro lado, foi Leonardo Monteiro que enviou a bola ao poste. Grande final.

Queria a história da partida que fossemos até prolongamento. A Salesiana consegue o golo do empate, um pouco contra a corrente do jogo, através de Miguel Mendes com uma grande sticada cruzada da esquerda para a direita, e a bater pela 1ªvez o GR Nuno Teixeira.

No prolongamento, o jogo podia ter ficado decidido com 3min decorridos, já que o Parede fez a 10ª falta. Gonçalo Jorge, o juvenil da equipa, falhou a conversão e adiou a decisão do jogo. Destaque ainda para um grande remate de Diogo Pereira ao poste da baliza da Salesiana.

Iriamos então a penaltys para decidir o vencedor. O famoso “mata mata” desempatou a partida…foram necessários 9 penaltys para a Salesiana sair vencedora.

Do lado do Parede, apenas Simão Lage concretizou a grande penalidade. Frederico Duarte, Gonçalo Fernandes, Diogo Pereira e Francisco Santos falharam. Do lado da Salesiana, com um pouco mais de eficácia, marcaram Luis Marques e António Sequeira. Falharam Miguel Mendes e Gonçalo Jorge.

AJ Salesiana saía assim vencedora da Taça APL sub20. Parede FC conseguiu o 2º lugar. Já no 3º e 4º lugar, a Física completou o pódio ao vencer a equipa do Odivelas por 4-7.

António Sequeira, técnico da Salesiana fez alinhar: Guilherme Pedruco, Miguel Mendes, Gonçalo Nogueira, Gonçalo Jorge, Leonardo Monteiro, Frederico Santos, Emanuel Gerivaz, Luis Marques, António Sequeira e José Vasconcelos.

Pedro Gonçalves, treinador do Parede fez alinhar: Nuno Teixeira, Gonçalo Fernandes, Francisco Santos, Frederico Duarte, Diogo Fernandes, Diogo Pereira, Ricardo Lopes, Pedro Costa, Simão Lage e José Pelica.

Árbitros – Miguel Guilherme e Carlos Brás.

domingo, 22 de junho de 2014

ZIGA É REFORÇO DO VALENÇA HC

O angolano Jose Campos, mais conhecido por Ziga no mundo do hóquei em patins, é o mais recente reforço dos minhotos do Valença HC.

Ziga cbega a Valença depois de ter estado ao serviço dos juniores do OC Barcelos, antes disso o jovem tem passagens pelo HC Braga e da AD Limianos.

O Valença HC continua assim a construir o seu plantel para disputar a 2ª divisão nacional na próxima época.

sábado, 21 de junho de 2014

PEDRO GONÇALVES E ANTÓNIO SEQUEIRA EM ANTEVISÃO

Realiza-se este fim-de-semana no Pavilhão Municipal de Odivelas a Final Four da Taça APL de Sub-20.

Já este sábado na primeira meia-final, Juventude Salesiana irá defrontar a equipa do GD Odivelas às 19h, a segunda meia-final irá opor a equipa da AE Física e o emblema do Parede FC quando forem 20:30h.

O Besthoquei falou com António Sequeira, treinador do Salesiana, Pedro Gonçalves, treinador do Parede FC, que nos fizeram uma pequena antevisão desta final four.

António Sequeira
Antes de mais, que balanço faz da época dos juniores do Salesiana até ao momento?
O balanço desta época até este momento é muito positivo, pode-se dizer mesmo que além de cumprirmos os objetivos a que nos propomos no início da época, conseguimos mesmo ter alguns "bónus", principalmente conseguidos com o elevadíssimo esforço e empenho do grupo de trabalho. Com o começo desta época, tivemos uma ou outra saída de atletas que no ano passado tinham tido alguma preponderância, mas com algumas novas caras algo experientes e uma manutenção importante da base principal já trabalhada, apesar de sentirmos que tínhamos uma equipa com menos opções, a coesão, a dedicação e um fortíssimo acreditar, levou a equipa a atingir níveis muito interessantes de competitividade. A época para nós, não acaba este fim-de-semana, pois ainda estamos também a disputar um lugar na final da taca inter-regiões da APL. Por incrível que pareça, ao longo deste ano com uma equipa muito curta (tivemos sempre que ter a preciosa ajuda dos juvenis sub-17), participamos no distrital apurando-nos para o campeonato nacional (há já mais de 8 anos que os juniores da AJS não iam),ficamos pela 1a fase, em 4º lugar com 9 pontos, ao mesmo tempo participamos na taça APL, chegando agora a final four, paralelamente na parte final, participamos também na dita taça inter-regiões da APL e temos 2 jogos para fazermos 1 ponto e estarmos na final. Um grande grupo de trabalho que muitas vezes chegou a fazer 3 jogos por semana, repetindo, com a preciosa ajuda de alguns juvenis. Resumindo, uma época de certeza muito acima das expectativas do grupo.

Que antevisão faz do jogo frente ao Odivelas nesta final four?
Quem está na final four é de certeza uma equipa já campeã, tem que o ser como diz um conhecido treinador, só chegam 'as finais os melhores e para lá chegarem tem que ganhar muitos jogos, é este respeito e admiração que nos merece o Odivelas, sabemos que vamos ter uma equipa motivadíssima pois está numa final e a jogar em sua casa, por isso vamos manter acima de tudo a nossa humildade e estar sempre muito conscientes que só trabalhando dentro de campo, mais do que o adversário é que podemos aspirar a um triunfo. Teremos que ser uma equipa, coesa, a trabalhar com afinco e sempre muito unida, colocar em campo o melhor que sabemos e que tanto treinamos a época toda e lutarmos com todas as forças para sermos e merecermos ser melhores do que o Odivelas. Sabemos e acreditamos que eles, irão também querer e fazer o mesmo. Vai ser de certeza um jogo grande de final, acredito.

Com que objetivos chega a equipa do Salesiana a esta final four da Taça APL?
Objetivos? Só chegam às finais os melhores da prova, os que ganham mais jogos. depois, as finais são para se ganharem, sem menosprezar de forma alguma, os adversários, relembrando constantemente o que já referi na resposta anterior.          

Falando no futuro, acreditam que alguns dos atuais jogadores do plantel junior irao ser importantes no futuro do Salesiana?
A grande maioria dos atuais atletas juniores da Salesiana serão importantes no futuro do clube. A equipa de seniores assimila alguns deles para o próximo ano e vai participar na 2a divisão e no distrital, onde poderá também incluir algumas vezes alguns juniores. Os juniores que se mantêm, serão parte de um grupo de trabalho forte e novamente com objetivos ambiciosos e muito bem definidos, com os pés bem assentes no chão. A grande novidade de 2014/2015 da Salesiana será, entre outras, a nova equipa sénior feminina. Falaremos de certeza sobre isso mais tarde.
Pedro Gonçalves
Antes de mais, que balanço faz da época dos juniores do Parede até ao momento?
É uma época que, quanto a mim, ficará para sempre na história do clube. Reforçámos a equipa e desenvolvemos as bases que tinham sido consolidadas no 1º ano de projecto. Conseguimos voltar a colocar o Parede FC no Nacional de Juniores seis anos depois, estamos na 2ª Final Four da Taça APL consecutiva e continuámos a apaixonar multidões, muito por culpa da forma como todos os envolvidos neste projecto se entregaram ao trabalho com uma dedicação extrema. Todos os atletas evoluíram muito, enquanto jogadores e enquanto homens. Em todos os jogos de Seniores existiu a presença de Juniores e todos tiveram essa hipótese. É um grupo que marcou e marcará todos aqueles que fazem parte do clube neste momento. Mas tudo isto saberá a pouco se deixarmos escapar mais uma vez a Taça APL.

Que antevisão faz do jogo frente a Física nesta final four?
Já jogámos com a Física por duas vezes este ano, no Campeonato Regional, e vencemos folgadamente ambos os jogos. No entanto, assim como nós trabalhámos a Física também trabalhou e posso garantir que toda a equipa vai para o jogo sabendo que não será fácil vencer. É uma equipa que representa um grande clube e que, entretanto, se reforçou com um atleta internacional e tem como líder um ícone histórico da modalidade. Por outro lado, tenho toda a confiança no árduo trabalho que desenvolvemos esta época e que a equipa está totalmente preparada para este embate. Preparámos o jogo e fizemos tudo para munir a equipa com o máximo de ferramentas que nos aproximasse de uma vitória. Será um bom jogo de hóquei em patins e acredito que vencerá a equipa que tiver uma maior capacidade de união e a maior inteligência emocional.

Com que objetivos chega a equipa do Parede a esta final four da Taça APL?
O Parede entrou na Taça APL para vencer a competição, desde o início. Este ano a equipa cresceu, ficou mais madura e sentiu que tinha de sustentar esse crescimento com um título. Disputámos parte da competição enquanto estávamos ainda no Nacional mas desde o início que nos afirmámos como candidatos à vitória e chegámos à Final Four sendo um dos primeiros classificados da fase regular. Não temos a responsabilidade de vencer, mas temos a responsabilidade de prestigiar o clube, a competição e dar tudo pelos nossos maravilhosos adeptos. A vitória será uma consequência da nossa competência.

Falando no futuro, acreditam que alguns dos atuais jogadores do plantel júnior irão ser importantes no futuro do Parede?
Estes jogadores ficarão sempre ligados à história do Parede FC. Confiaram no clube e no trabalho do mesmo quando tudo parecia perdido e para acabar e quanto muitos homens da casa abandonaram o clube e só se preocuparam em criar obstáculos. Arriscaram e trabalharam como profissionais, respondendo sempre a um nível de exigência muito grande da forma mais competente possível. Entregaram-se duma forma pura não só ao trabalho da equipa mas a todas as dinâmicas do clube e foram autênticos ídolos para os nossos atletas das camadas jovens. Temos, neste momento, nos Juniores do Parede, um capital técnico e humano que faz prever um grande futuro para o clube e para eles próprios, não só desportivamente, mas também pessoal e profissionalmente. Tenho o privilégio de liderar um grupo de homens com um carácter inquestionável e um sentido de compromisso e de dedicação que faz ultrapassar muitas barreiras. Como tal, posso desde já afirmar que todos os jogadores continuarão no PFC na próxima época. Sete já serão Seniores e cinco continuarão Juniores.

A terminar Pedro Gonçalves deixou uma mensagem.
Queria só aproveitar esta oportunidade para te agradecer a ti, Tiago, pela divulgação do nosso trabalho e agradecer a todos os paredenses que nos têm permitido colher vivências, ao longo destes dois anos, que marcam uma vida. Fica aqui um agradecimento à actual direcção e em especial ao presidente, à minha equipa técnica, a toda a estrutura que coordeno, a todos os nossos parceiros e, mais do que tudo, aos nossos fiéis adeptos que encheram bancadas duma forma surpreendente durante dois anos. Seja o que for que se conquiste no próximo fim-de-semana, será para vocês.

Pode acompanhar estes jogos e muito mais durante este fim-de-semana em direto na APL TV neste link http://www.livestream.com/aplisboa_tv

sexta-feira, 20 de junho de 2014

VITOR “VITI” OLIVEIRA REFORÇA CD PÓVOA

Depois de uma experiencia em terras germânicas, e na última época esteve ao serviço do HA Cambra, Vítor “Viti” Oliveira será jogador do CD Póvoa, recém-promovido a 1ª divisão.

Viti tem passagens também pelo Gulpilhares, Valongo, Espinho, HC Braga, CD Paço de Arcos, Juventude de Viana e Infante Sagres.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

FRANCISCO SILVA NA JUVENTUDE DE VIANA

Foto: Juventude de Viana

De saída de Vale de Cambra, Francisco Silva vai vestir a camisola da Juventude de Viana na próxima temporada.


Depois de deixar a UD Oliveirense e ingressar no HA Cambra no final da época 12/13, Francisco Silva este esta ultima época ao serviço do emblema de Vale de Cambra e irá agora abraçar o projeto dos minhotos da Juventude de Viana.

HA CAMBRA JÁ GARANTIU CINCO REFORÇOS

Parece que o HA Cambra irá apostar forte na próxima época e tentar o regresso ao patamar máximo do hóquei português no próximo ano.

O Besthoquei sabe que o clube de Vale de Cambra já assegurou a continuidade do guardião Ricardo Pereira e Nuno Maia para a próxima época.

O Cambra já garantiu também as contratações de João Marques, ex-OC Barcelos, de Ricardo “Piolho” Ramos e Eduardo Brás, ex-HC Braga e Orlando Pinto, ex-Gulpilhares.

Muito perto de rubricar com o HA Cambra estará Daniel Bastos, ele que deixará São João da Madeira para rumar a Vale de Cambra.

Já é público que de saída do clube da abelha está Tomas Castanheira que irá rumar ao Infante Sagres.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

ALBERT CASANOVAS: “ESTOU MUITO CONTENTE POR FAZER PARTE DA FAMILIA DA OLIVEIRENSE”

O espanhol Albert Casanovas é um dos reforços da UD Oliveirense para a proptoma temporada, Casanovas chega a Oliveira de Azeméis depois de várias épocas ao serviço do Reus Deportiu da OK Liga de Espanha.

O espanhol cedeu uma entrevista ao Besthoquei onde se mostrou feliz por ingressar na Oliveirense.

Que balanço faz deste tempo passado com a camisola do Reus?
Para mim foi uma honra defender a camisola do clube da minha cidade, joguei com os melhores jogadores do mundo e aprendi muito com eles. Ganhei muitos títulos e pude crescer como jogador e como pessoa durante estes anos. Estou muito satisfeito por tudo o que vivi no Reus Deportiu.

Custou muito se despedir dos adeptos do Reus?
Sem dúvida, os adeptos mostraram-me muito carinho durante todos estes anos, senti-me muito querido, este ano era o capitão da equipa e senti-me ainda mais ligado aos adeptos. Fico triste por eles, mas agora tenho de fazer uma mudança na minha vida e faço isso muito entusiasmado.

Qual o seu melhor momento com a camisola do Reus?
Quando ganhamos a OK Liga, foi algo incrível. O pavilhão estava completamente cheio, à 38 que o Reus não era campeão, foi algo maravilhoso.

E o momento mais difícil que viveste no Reus?
Quando perdemos com o Liceo na final da Liga Europeia, começamos a ganhar por 3-0, deixamos fugir o jogo e nunca mais me vou perdoar não ter ganho aquele jogo. Espero voltar a ter uma oportunidade de jogar mais uma final da Liga Europeia e ganha-la.

E o balanço desta temporada que acaba de terminar?
Foi uma temporada muito difícil, perde-mos a final da Supertaça de Espanha contra o FC Barcelona nos penaltis, perde-mos a meia-final da Taça do Rei também nos penaltis, perdemos com o Benfica no golo de ouro nos quartos-de-final, etc… A equipa trabalhou muito e não conseguiu recolher os frutos. Foi muito difícil porque a equipa merecia receber algum premio ao longo da temporada.

A nível pessoal correu bem a época?
Sou um jogador de equipa, se a equipa não ganha não fico contente, trabalhei muito para poder liderar a equipa. Penso que fiz uma temporada ao nível das que já tinha vindo a fazer há cinco anos. Creio que fiquei muito mais maduro como jogador, sei muito bem quais são os meus defeitos e as minhas qualidades- Trato de explorar ao máximo as minhas coisas bem e tentar fazer o mínimo de erros possíveis. O balanço final creio que é positivo apesar de não ter ganhado nenhum título.

Falando agora no futuro, quais os motivos que te levaram assinar pela Oliveirense?
Já à duas épocas que falava com a Oliveirense, mostram-me muito interesse em contratar-me, mas tinha contrato com o Reus. Este ano voltaram a falar-me para me contratarem e o valor da muita seriedade dos diretores, a seriedade do clube, o grande projeto desportivo e a grande projeção do hóquei português. Para alem que Portugal é um país que gosto muito, não duvidei e finalmente assinei pela Oliveirense.

Sabemos que outros clubes estavam interessados em si, o hóquei português é mais atrativo que Itália ou mesmo Espanha?
Se outros clubes se interessam por ti significa que estás a fazer as coisas bem, para mim é uma honra que outros clubes queiram contratar-me, mas a oferta que a Oliveirense me fez me seduziu desde do princípio. Valorizei muito o interesse que mostrou o clube em me adquirir e isso foi muito importante para mim e para a minha família. Creio que a liga portuguesa será a melhor liga da Europa na temporada que vem ai, a igualdade que há em Portugal não se vê em nenhuma outra liga do mundo. Em Itália e Espanha existe muitas boas equipas, mas a diferença entre elas é maior que a diferença que existe entre as equipas portuguesas.

O que conhece do campeonato português?
Sou um fã do hóquei português, tenho seguido a liga, Guillem Trabal é um grandíssimo amigo meu e segui todos os jogos dele. Este ano foi espetacular, houve muita emoção até ao final, chegar à penúltima jornada com três equipas com hipóteses de ganhar o título, é incrível. Só espero que na próxima temporada a Oliveirense esteja a lutar também até à última jornada.

Que opinião tem sobre o plantel da Oliveirense para a próxima época?
Estamos construindo uma equipa com muitas incorporações novas, creio que estamos fazendo um grande plantel muito completo e equilibrado. Temos jogadores muitos bons jogadores em todos os setores, o mais importante é que nós, jogadores novos, nos adaptemos o mais rápido possível aos novos companheiros que já tem muito tempo no clube, temos que montar uma equipa solida, compacta e atrativa, temos matéria-prima para poder fazer uma grande equipa, agora é começara a trabalhar muito duro. Também temos a troca de treinador, vem um treinador com novas ideias e sistemas de jogo. Todos os jogadores devemos aprender o mais rápido possível os seus sistemas de jogo e criar um bloco compacto, sem falhas.

A Oliveirense também contractou Xavi Puigbi, o que pode dizer sobre Puigbi?
Puigbí é um grande guarda-redes, ‘tecnicamente é perfeito e debaixo de situações de grande pressão está sempre tranquilo. É uma contração incrível para o clube, está sem dúvida entre os cinco melhores guarda-redes do mundo, ele está acostumado, como eu, ao hóquei espanhol, temos que fazer os dois de fazer um exercício mental muito rápido para nos adaptarmos as necessidades do hóquei português para que a equipa saia beneficiada com as nossas qualidades.

Quais são os seus objetivos para a sua primeira época na Oliveirense?
Gosto muito de ser leal com os adeptos e comigo mesmo, o mais bonito de se ouvir seria que iriamos ganhar tudo e isso não é verdade. O nosso primeiro objetivo é trabalhar muito na pré-temporada, depois nossos objetivos serão ir jogo a jogo, pensando que cada jogo que joguemos será o mais importante da temporada, seja contra quem for. Só desta forma podemos oferecer aos nossos adeptos o que merecem, que é a Oliveirense a tutar ate ao fim nas competições que vamos entrar.

Para terminar, quer deixar alguma mensagem aos adeptos da Oliveirense?
Só quero dizer que estou muito contente por fazer parte da família da Oliveirense, o que posso prometer é que vamos trabalhar fortemente para fazer os nossos adeptos felizes, espero que estejam ao nosso lado desde o primeiro dia para fazer do nosso pavilhão um sitio em que ninguém possa ganhar pontos. Será um ano muito bonito, o clube fez um esforço grande para criar esta equipa, agora temos nós que responder.