.

.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Oliveirense viaja até Almeirim



Texto: 4wheels

Francisco Silva faz a antevisão à partida da 9ª jornada do Campeonato Nacional de Hóquei Patins em que UD Oliveirense se desloca a Almeirim para defrontar o HC "Os Tigres".

A Oliveirense está na terceira posição, em excelente plano no campeonato e vai ao Ribatejo lutar pelos três pontos de forma a continuar nesta onda positiva que se encontra.

A turma de Almeirim encontra-se no décimo primeiro posto, vem de uma pesada derrota com o Benfica e vai diante os seus adeptos tentar garantir os três preciosos pontos.

"Vimos de uma vitória caseira com o Braga para o campeonato a meio da semana e queremos continuar com a nossa série de vitórias."

"Os Tigres" são sempre uma equipa difícil, principalmente a jogar em casa. Um adversário que joga para ganhar e com qualidade, contudo sabemos do que somos capazes, e estamos confiantes, pois queremos e vamos fazer de tudo para sair de lá com uma vitória."

Fellini é jogador do Barcelos



Texto: Blog HoqueiMinhoto

O jogador Fellini continua a jogar no Minho. Depois da saída do HC Braga para a AD Limianos, mais uma curta viagem agora para o OC Barcelos, após desvincular-se da formação de Ponte de Lima.

O atleta formado no OC Barcelos concretiza assim um sonho antigo de jogar pelos seniores do clube orientado por José Querido, tendo sido apresentado esta quinta-feira aos seus novos colegas.

Em declarações exclusivas ao Blog Hoquei Minhoto o atleta frisou isso mesmo
" Era um sonho antigo vestir a camisola do Barcelos. Nunca escondi isso. Foi nesta casa que me formei desde pequeno ate sair no último ano de juniores para o Barcelinhos.

Curiosamente quando comecei a treinar nos infantis do Barcelos o treinador era o José Querido. Aceitei vir para Barcelos pela forma como as pessoas me apresentaram o projecto. Eu acredito no grupo e venho para ajudar o Barcelos a atingir os seus objectivos. Consegui resolver e sair a bem do Limianos."

Fellini é assim mais uma opção para José Querido que no entanto terá de aguardar pela melhor forma física do atleta que continua recuperar de uma lesão

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Candelária continua mau momento


Foto: Facebook AE Física D

A vida de Vítor Silva e do Candelária não esta fácil  depois da chegada do técnico à equipa açoriana, os insulares foram derrotados em Igualada e agora na passada quarta-feira sofreram mais uma derrota desta vez em Torres Vedras frente à AE Física D.

Ricardo Pereira foi quem esteve em destaque ao apontar dois dos quatro golos da sua equipa, os outros golos da Física foram marcados por German Dates e Carlos Godinho.

Os três golos do Candelária foram feitos por Mauro Fernandez, Martin Montivero e Tiago Resende, fixando o resultado em 4-3.

Com esta vitória a equipa da Física encontra-se em sexto lugar com quinze pontos, quanto aos açorianos afundam-se mais na classificação.


Benfica goleia Tigres



Texto: Marco Rebelo / SL Benfica
Foto: Isabel Cutileiro / SL Benfica


A equipa de Hóquei em Patins do Sport Lisboa e Benfica recebeu e venceu, no Pavilhão Império Bonança, esta quarta-feira, o HC “Os Tigres” e venceu por 11-4, em jogo respeitante à 8.ª ronda do Campeonato.

A formação de Almeirim não veio com uma postura defensiva e tentou, de pouco em vez, atacar ou contra-atacar, mas esbarrou sempre num Ricardo Silva intransponível e num João Rodrigues muito activo e que apontou dois golos de seguida. Ainda na primeira metade, Luís Viana apontou um golo, mas antes do intervalo, Hugo Lourenço reduziu.

A etapa complementar arrancou com uma bela “stickada” de Diogo Rafael para o 4-1. Daí até final referência para o facto de João Rodrigues ter completado o seu “hat-trick”, Luís Viana completou o seu bis, bem como Carlos López.

Do lado “encarnado” marcou ainda Cacau, Marc Coy e Valter Neves.

Do lado do HC “Os Tigres”, todos os seus golos marcados na segunda parte foram obra de Filipe Gaidão.

Desta forma, o Benfica mantém-se líder, mas agora com 22 pontos e desloca-se ao terreno do Turquel no próximo dia 1 de Dezembro.

Porto vence e convence



Texto: Site FCPorto
Foto: Leonel de Castro / Global Imagens

O FC Porto Império Bonança goleou esta quarta-feira o Gulpilhares, por 11-3, e assegurou desta forma a permanência no primeiro lugar do Campeonato nacional, a par do Benfica, com 22 pontos. Vítor Hugo, com um "hat-trick", foi o melhor marcador e MVP do encontro.

Os Dragões inauguraram o marcador logo aos 44 segundos, através de uma "stickada" de meia-distância de Reinaldo Ventura. O capitão "bisou" aos oito minutos, em nova "bomba". O FC Porto dominava por completo o desafio, com o guarda-redes do Gulpilhares, Paulo Santos, em plano de evidência. Porém, os forasteiros reduziram aos 12 minutos por Eduardo Brás.

O cariz do encontro manteve-se e, com um domínio a espaços avassalador, que não deixava os gaienses partirem para o ataque, os portistas marcaram mais dois golos até ao intervalo, por Pedro Moreira (16 minutos) e Vítor Hugo (21), com um desvio à boca da baliza.

No segundo tempo, em que Nélson Filipe esteve a tempo inteiro na baliza e em que entrou em rinque o ainda júnior Renato Castanheira, o resultado foi-se avolumando.

Jorge Silva, aos 28 minutos (na recarga a um livre directo) e aos 30, aumentou para 6-1. Vítor Hugo, aos 32, após várias bolas ao poste e Hélder Nunes, aos 34, ampliaram ainda mais a vantagem.

Vítor Hugo, na conversão do livre directo correspondente à 15.ª falta do adversário, e Tiago Losna, com um "bis", apontaram os restantes tentos azuis e brancos. Vítor Oliveira e Frederico Saraiva marcaram pelo Gulpilhares.

A equipa orientada por Tó Neves alinhou e marcou da seguinte forma: Edo Bosch (g.r.), Pedro Moreira (1), Reinaldo Ventura (2), Ricardo Barreiros e Jorge Silva (2). Jogaram ainda Nélson Filipe (g.r.), Tiago Santos (2), Vítor Hugo (3), Hélder Nunes (1) e Renato Castanheira.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

“Se a situação continuar assim, desistimos”



(Texto e Foto: Record)

O Limianos não esconde o seu descontentamento com as últimas arbitragens e ameaça, mesmo, abandonar o Campeonato Nacional da 1.ª Divisão.

“Se a situação continuar assim, desistimos”, alerta Adriano Martins, presidente do clube. No passado sábado, a equipa de Ponte de Lima venceu em Espinho por 5-3, mas o presidente não esconde a sua revolta. “Passaram-se situações muito graves. Fomos muito bem recebidos pelo público e pelos dirigentes do Espinho, e até esses reconheceram os motivos da nossa indignação”, disse.

O principal visado é o árbitro António Teixeira. “Nos últimos 7 minutos marcou cinco penáltis contra nós. Foi um espetáculo vergonhoso com muitas ‘habilidades’”, denuncia. O dirigente não se conteve durante o jogo. “Cheguei a abrir a porta do rinque e a mandar a nossa equipa sair. Foi um acto de desespero. Estamos a ser muito prejudicados, principalmente nos jogos fora”, afirma, aludindo às partidas com Benfica e Sporting. Para Adriano Martins, há pessoas na arbitragem a prejudicar o hóquei: “Estão a matar a modalidade”.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Sobreira vence Pessegueiro



(Texto e foto: valedosousa)

Vitória frente a um modesto Pessegueiro do Vouga permite ascender ao 4º lugar

A Casa do Povo de Sobreira recebeu este sábado o penúltimo classificado, Pessegueiro do Vouga, na 8ª jornada do campeonato nacional da 2ª divisão de hóquei em patins.
Num jogo em que a equipa da casa dominou todo a partida, o resultado de 4-2 peca pelas inúmeras oportunidades criadas e desperdiçadas e pela ineficácia na conversão dos livres diretos (3).

Com esta vitória a equipa da CP Sobreira sobe ao 4º lugar e recebe na próxima jornada a Juventude Pacense, 3º classificado.

sábado, 24 de novembro de 2012

Candelária derrotado na estreia de Vítor Silva



(Texto: oJogo)

A deslocação ao pavilhão do Igualada não se adivinhava fácil para a equipa açoriana que hoje estreou um novo treinador.

No jogo de estreia do treinador Vítor Silva, que ocupou o lugar de Carlos Dantas, o Candelária perdeu (3-2) na deslocação a casa dos espanhóis do Igualada. Ao intervalo as equipas estavam empatadas a um.

Os golos da formação açoriana foram marcados por Mauro Fernandez e Tiago Resende. Para os catalães marcaram David Caceres, Antoni Baliu e Marçal Casadevall.

Oliveirense vence e lidera grupo



A UD Oliveirense venceu a equipa do Geneve RHC em jogo a contar para a segunda jornada do grupo D da Liga Europeia.

A equipa de Oliveira de Azeméis controlou sempre o jogo chegando ao intervalo a vencer por 1-5, os pupilos de Nuno Resende depois da vitória frente ao Liceo foram até à Suíça para ganhar.

Na segunda parte o mais que os suíços fizeram foi reduzir o marcador em 4-6, mas apenas assustou pois no fim o marcador deu a vitória aos portugueses por 4-8.

Gonçalo Alves (3), Tó Silva (2) e Miguel Rocha (3) fizeram os golos da Oliveirense, para o Geneve marcaram Pedro Alves (3) e Frederico Mendez (1).

No outro jogo Valdagno e Liceo empataram a 4 bolas na Corunha.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Oliveirense na Suiça para os tres pontos



(Foto: José Paulo Silva)

A Oliveirense viaja este fim-de-semana até terras suíças, para jogar a segunda jornada do seu grupo da Liga Europeia.

Depois da vitoria em Oliveira de Azeméis frente ao Liceo, o grupo liderado por Nuno Resende defronta na Suíça o Geneve. Miguel Rocha, o jovem chegado a Oliveira de Azeméis falou-nos do que espera do jogo: “Penso que vai ser um jogo muito difícil, acho que qualquer jogo a este nível é complicado e ainda para mais neste grupo que é sem dúvida o mais difícil da competição.”

“Penso que demonstrámos que podemos e queremos chegar longe, estamos num bom momento e iniciámos muito bem a época. O objectivo inicial é a passagem aos quartos-de-final mas todas as equipas sonham chegar mais longe e não somos excepção” assim nos contou do que a Oliveirense espera fazer nesta Liga Europeia.

Sobre a época a nível pessoal o jovem disse: “A nível pessoal sinto-me bem, as coisas têm corrido bem e sinto-me totalmente adaptado ao grupo de trabalho, os meus colegas desde o início que procuraram integrar-me muito bem e isso foi muito importante ate para as coisas saírem bem dentro de ringue.”

André Torres é quem se segue


(Texto: record)

André Torres é o novo treinador do HC Braga SAD. Confirmada a saída de Vítor Silva para o Candelária, a direção dos bracarenses aposta naquele que era, até agora, jogador do clube.

Torres, de 35 anos, vai abandonar os sticks para se concentrar na orientação da equipa principal. O hoquista irá ocupar, igualmente, o cargo de coordenador dos escalões de formação, depois de ter conduzido a equipa de juniores a duas Final-4 do Nacional do escalão.

O HC Braga SAD procura agora um jogador para colmatar a vaga em aberto.

Pedro Alves em antevisão



O Genève Sagres RHC recebe, no próximo sábado, a equipa portuguesa da União Desportiva Oliveirense em jogo a contar para a segunda jornada do grupo "D" da Liga Europeia.

Pedro Alves é um dos portugueses que se encontra neste momento a jogar pelo clube da Suíça, o BestHoquei colocou algumas questões ao português sobre o embate com o clube do seu paÍs.

Sobre os objectivos que o Genève tem nesta prova europeia, o treinador que também joga disse: “O Genève Sagres RHC é uma equipa 100% amadora que tenta ano após ano aproximar-se das equipas mais fortes da Europa, que normalmente são as equipas portuguesas, espanholas e italianas, o objectivo é encurtar distancias e evitar goleadas anteriormente sofridas, mas estamos aqui para tentar uma eventual surpresa na prova, obviamente se nos deixarem.”

“Fizemos uma excelente 1ª parte, conseguimos jogar jogo pelo jogo, fomos uma equipa que soube ter a bola e criar perigo ao adversário, por isso o resultado 0-3 ao intervalo a nosso favor justificava-se, a 2ª parte foi completamente diferente houve vários lances polémicos que tiveram influência na recuperação do marcador por parte do Valdagno, sei que têm uma grande equipa mas nós os surpreendemos e continuo a achar que em circunstâncias normais naquele dia o Valdagno não ganharia o jogo”, assim falou o internacional português sobre o jogo da primeira jornada onde a sua equipa foi derrotada em Itália.

Sobre o jogo de sábado contra a Oliveirense, afirmou: “A Oliveirense tem uma excelente equipa, esta vitória sobre os campeões da Europa prova isso mesmo, para nós vai ser um jogo muito difícil como todos os outros nesta prova, afinal estamos na Liga Europeia e ainda somos pequenos para equipas tão fortes como estas, mas como disse não descartamos surpresas e lutamos até ao último minuto.”

O jogo vai ser especial pois a equipa suíça contem vários nomes portugueses, Pedro Alves fala sobre esse aspecto: “É sempre bom ver velhos amigos e fico contente de jogar contra equipas portuguesas, pois são equipas que dão espectáculo.”

Para terminar, Pedro Alves falou como está o hóquei em terras suíças: “O Hóquei suíço quanto a mim melhor que o ano passado há equipas que vão se reforçando com estrangeiros e melhoram o seu plantel e isso por sua vez vai aumentar a competitividade e tornar os jogos potencialmente mais difíceis.”

terça-feira, 20 de novembro de 2012

De Braga ao Pico



(Texto: Mundook)

Está encontrado o novo treinador da equipa açoriana do Candelária. Vitor Silva, o agora ex-treinador do Hóquei Clube de Braga, deixou o clube minhoto na 13ª posição, para dar um salto, numa equipa sempre candidata ao titulo.

Depois da saída repentina de Carlos Dantas da equipa do arquipélago, por alegados motivos de saúde e os maus resultados, o novo treinador, Vitor Silva tem já o seu primeiro teste no próximo fim-de-semana, em Espanha, frente ao Igualada para a Liga Europeia.

O Hóquei Clube de Braga procura agora um sucessor para o lugar deixado por Vitor Silva, e sabe-se que a direção do clube minhoto pensa em Paulo Freitas, Pedro Mendes ou Fernando Almeida para o cargo.

sábado, 17 de novembro de 2012

Oliveirense derrotada em Torres Vedras



A Oliveirense viajou até Torres Vedras este sábado de onde saiu derrotada.

O jogo começou mal para os de Oliveira de Azeméis  a equipa da Física chegou ao 2-0 com golos de German e Ricardo Pereira de grande penalidade, a Oliveirense reagiu e por Miguel Rocha reduziu para 2-1.

De livre directo Alan Fernandes colocou a sua equipa a vencer por 3-1, antes do intervalo Miguel Rocha bisou e fez o 3-2. Na segunda parte a Física por intermédio de Ricardo Pereira chegou ao 4-2 e Miguel Rocha fez o terceiro golo da sua conta pessoal e fechou o marcador em 4-3.

No final a equipa da Oliveirense poderá se queixar na dualidade de critérios que a dupla de arbitragem aplicou durante toda a partida.

Benfica vence em Braga



O HC Braga recebeu e foi derrotado pelo SL Benfica por 2-8 a contar para a sétima jornada do nacional.

As águias estiveram sempre na frente do marcador, com dois golos de Esteban Abalos e dois de Cacau para os lisboetas e um de Rúben Pereira o marcador chegou em 1-4 ao intervalo.

Na segunda parte o Benfica continuou a demonstrar superioridade perante os bracarenses, Diogo Rafael chegou ao 1-5 e Daniel Coelho reduziu para 2-5. Até ao final um golo de Carlos Lopez, um de Cacau e outro de Valter Neves fecharam o marcador no 2-8 final.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Carlos Dantas vai deixar os Açores



(Texto: Ojogo)
(Foto: Luís Manuel Neves/Global Imagens)


O treinador Carlos Dantas confirmou à Lusa que pretende abandonar o comando técnico do Candelária, que disputa o campeonato nacional e a Liga Europeia de hóquei em patins, "devido a questões de saúde e aos maus resultados". "Coloquei o meu lugar à disposição, essencialmente, por dois motivos. O primeiro motivo é uma questão de saúde, a segunda questão ou o segundo fator prende-se com os resultados da equipa que não aparecem. Eu acho que a melhor coisa a fazer é tomar uma decisão, o Candelária não tomou a decisão e tomei-a eu, no sentido de dar uma volta a esta situação e inverter as coisas", disse Carlos Dantas.

O treinador da equipa da ilha do Pico assegurou que esta é a melhor opção para que "o Candelária, mantendo o mesmo grupo de jogadores, consiga ultrapassar esta situação difícil". "Eu quero ser parte da solução e não do problema e eu mantendo-me nestas condições seria parte do problema e eu que quero ser parte da solução", explicou Carlos Dantas.

Com quatros jogos realizados, o Candelária já soma duas derrotas, uma vitória e um empate enquanto na época passada a formação açoriana perdeu quatro vezes em trinta jornadas. No entanto, os maus resultados na Liga Europeia foram "a gota de água" para a anunciada saída do treinador, depois de o Candelária ter perdido na receção aos franceses do Quevert, na primeira jornada. "Dois anos antes, passaram por aqui as melhores equipas da Europa e todas elas foram derrotadas e agora vem uma equipa que é provavelmente a pior que nós apanhámos na Liga Europeia e derrota-nos. Isso para mim foi a gota de água que fez transbordar o copo", admitiu o treinador.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Oliveirense vence e continua série de vitórias



(Foto: Pedro Alves/Mundook)

A UD Oliveirense continua a sua grande época, depois da grande vitória no sábado passado sobre o HC Liceo a contar para a Liga Europeia, a equipa de Oliveirense recebeu a ACR Gulpilhares e venceu por 5-3.

Gonçalo Alves e Tó Silva cada um marcaram dois golos, e Miguel Rocha a marcar um golo assim se fizeram os golos da Oliveirense. Do lado do Gulpilhares marcaram Frederico Saraiva por duas vezes e Gustavo Vidal por uma vez.

Valongo perde no Dragão



(Foto Leonel de Castro / Global Imagens)

Em jogo de atraso a contar para a sexta jornada do campeonato nacional, o FC Porto recebeu e venceu a equipa da AD Valongo.

Num jogo em que a equipa da casa começou por controlar toda a primeira parte, e onde pouca ou nada a equipa de Valongo incomodou a equipa da casa na primeira parte, ao intervalo o Porto vencia por 3-0 com dois golos de Reinaldo Ventura e um de Jorge Silva.

Na segunda parte o Porto chega ao 4-0 por Tiago Losna, o Valongo reagiu e chegou ao 4-2 com um golo de Nuno Araújo e Poca, com este resultado o jogo chegou ao final.

Exclusivo: Luís Duarte «Temos que acreditar que estamos no bom caminho»



(Fotos: Facebook Luis Duarte)

Luís Duarte é o mais recente campeão europeu na categoria de sub-20, ainda a saborear este titulo para o hóquei português, estivemos à conversa com o seleccionador português que nos respondeu a várias questões.

Como se sente depois de conquistar o Tri-Campeonato da Europa de Sub-20? 
Muito feliz pelo feito alcançado ao serviço da F.P.P. em prol do Hóquei em Patins. 

Puxando “a cassete atrás”, que momentos consegue identificar na preparação do grupo para este campeonato em termos negativos e positivos? 
Positivos: os atletas virem já com cerca de 1 mês e 15 dias de preparação nos clubes; o estágio que realizámos em Oeiras e os jogos de preparação que fizemos com a Sanjoanense, Oliveirense, Paço de Arcos e Oeiras, os quais nos deram bases para corrigirmos algumas lacunas que observámos. Há que realçar também, o espírito de grupo e união, de sacrifício e entrega dos atletas e staff para que os objetivos fossem alcançados. 
Negativos, uma gastroenterite em alguns atletas no final do 2º estágio que condicionou algumas unidades de treino no último estágio, que ainda estavam em recuperação. 

É sabido que a ida de Portugal a este Campeonato da Europa não teve os devidos apoios, como a viagem a ser feita de autocarro e não de avião, como se sente um seleccionador ao ver que as entidades do seu país não os apoia como deviam? 
Todos sabem a diferença entre de ir de autocarro numa viagem de cerca de 30 horas e uma viagem de avião de cerca de 3 horas, mas sobre a pergunta, penso que o Sr. Paulo Rodrigues da F.P.P. disse tudo ao jornal A Bola: ”o Estado tem que rever a forma como apoia as federações e olha para essas situações, que não são nada dignificantes”. 

Sentiu que apesar de cumpridos os objectivos, o rendimento da equipa foi afectado pela longa viagem de cerca de 30 horas de autocarro?
Antes de iniciar a preparação já sabíamos e foi transmitido aos atletas que teríamos que realizar a viagem de autocarro, mas que a preparação não iria sofrer alterações porque tínhamos uma MISSÃO a cumprir que era ser “Campeão da Europa”. 
Sobre o rendimento, conseguimos gerir o esforço dos atletas durante os 6 dias seguidos de competição, sabendo perentoriamente o sacrifício que foi feito pelos mesmos, visto que a viagem de autocarro teria com certeza aspetos nefastos numa competição que queríamos vencer. Felizmente ganhámos!


Falando agora na prestação de Portugal, que balanço faz desde o primeiro jogo e até ao início da grande final neste europeu? 
100% vitorioso, não acusando nada em nenhum jogo, nem nos golos sofridos. Fomos do 1º ao último segundo uma equipa unida, com ambição e humilde. 

Na final encontram a famosa já selecção espanhola, o que disse aos seus jovens nos balneários antes do jogo? 
A preparação do jogo começou logo após a meia final, em que lhes disse algo do género: “ainda não ganhámos nada, apenas chegámos onde queríamos estar”…depois foi uma longa noite com poucas horas de sono, a visualizar os jogos da Espanha com o meu adjunto Nuno Carrão. 
Realizamos vídeos curtos, dos pormenores ofensivos e defensivos dos espanhóis, que deram frutos. 

Que análise faz ao jogo da final de onde saiu tri-campeão europeu? 
Jogo soberbo, ao mais alto nível da nossa parte. Na 1ª parte a Espanha apenas fez 3 remates à nossa baliza, e estavam a perder 2 a 0, o que espelha a nossa prestação defensiva. Na 2ª parte eles tiveram mais remates mas as oportunidades de golo foram idênticas, por isso a análise é bastante positiva. Digo também, que os espanhóis tinham jogadores muito bons, mas nós fomos superiores.


Todos falam do Gonçalo Alves ser um novo génio do hóquei português, teve oportunidade de trabalhar com ele, que opinião tem sobre o Gonçalo?
Eu já trabalhei com o Gonçalo no inter-regiões pela seleção de Lisboa, e nos últimos 3 anos que estou como selecionador nacional. Ele sabe o que vou dizer, porque temos conversas frequentes. O Gonçalo pode ser um génio, mas tem também de saber mais de Hóquei em Patins. Isto quer dizer que se melhorar no sistema defensivo e controlar alguns dos seus ímpetos no ataque será de certeza um dos melhores da história mundial. “Apenas” ganhou 2 títulos europeus de sub17 e sub20. Até à data muito poucos o fizeram, e penso que na Oliveirense, com jogadores experientes, poderá melhorar muito estes aspetos que abordei anteriormente. Queria dizer também que ele não joga sozinho, e que os restantes colegas da equipa também são - para mim - um ORGULHO. 

Falando do Luís Duarte, depois desta campanha em França, que objectivos têm para o futuro? 
Agora é desfrutar do momento junto da família e amigos que me apoiaram neste último mês de estágios e competição, vendo alguns jogos também, daqui a uns dias voltar à escola para dar aulas de Educação Física. Depois, contribuir para a F.P.P. com os cursos de treinador e continuar o trabalho realizado como nos anos anteriores. Também, começarei a organizar em breve, em conjunto com o treinador Carlos Pires as 13ª Clínicas de Verão (www.clinicasdeverao.no.sapo.pt) que têm também tido um grande sucesso e orgulhamo-nos da sua longevidade. 

Que mensagem gostava de deixar neste momento? 
A mensagem tem de ser obrigatoriamente muito positiva e construtiva. O Hóquei em Patins é a modalidade que mais títulos dá a Portugal, por isso temos que acreditar que estamos no bom caminho, mas também com os pés bem assentes no chão, porque é necessário continuar a trabalhar e a lançar as sementes para que as colheitas sejam cada vez melhores…este ano os sub20 tiveram 7 atletas que estão integrados nos seniores com 4 a 5 treinos semanais acrescidos do jogo. 
Penso que seja necessário que exista mais aposta nos jovens juniores em seniores uma vez que a respetiva transição não é fácil, mas a qualidade destes está patente e somos TRI CAMPEÕES EUROPEUS. Deverá existir mais aposta dos clubes nestes GRANDES JOGADORES JUNIORES. 

domingo, 11 de novembro de 2012

Oliveirense "bateu o patim" ao Liceo


(Foto: Pedro Alves/Mundook)

Assistiu-se este sábado a um grande jogo de hóquei em patins em Oliveira de Azeméis, encontro a contar para a 1ª jornada do Grupo D da Liga Europeia, a equipa da UD Oliveirense recebeu e levou de vencida a equipa do HC Liceo por 6-5.

Num jogo que à partida os espanhóis eram os favoritos, foram os portugueses a começar melhor logo aos cinco minutos a passe de André Azevedo, Tó Silva fez o 1-0 para a Oliveirense o conjunto visitado dava mostras que o jogo não ia ser favas contadas.

Numa de toada de lá e cá o Liceo chegou à igualdade através de Jordi Bargalló quando estavam decorridos onze minutos da primeira parte, no mesmo minuto a equipa portuguesa abanou defensivamente e cedeu a reviravolta no marcador com o golo de Toni Pérez.

O Salvador Machado estava bem composto e com a ajuda do público a Oliveirense chegou à igualdade, o jovem Miguel Rocha fez o golo que colocou o marcador em 2-2 quando faltavam cerda de dez minutos para o intervalo. Aos dezoito minutos da primeira parte um dos árbitros italianos assinalou grande penalidade a favor da equipa espanhola, decisão essa que gerou alguma polémica, desse lance Jordi Bargalló colocou a sua equipa a vencer por 2-3, com este resultado foi para o intervalo.

A segunda parte começou mal para a Oliveirense, Jordi Bargalló fez o seu terceiro golo e colocou o marcador em 2-4 quando ainda estava decorrido o primeiro minuto da segunda parte, nesta altura o jogo estava complicado para a Oliveirense, eis que saltou do banco Tó Silva e fazendo dois golos aos seis e oito minutos colocou o marcador em 4-4.

A Oliveirense esteve sempre melhor, pecando apenas no momento da finalização e quando do outro lado estão os bi-campeões europeus não se pode facilitar, os espanhóis nunca perdoaram e de novo Toni Pérez a marcar colocando o marcador em 4-5 a favor do Liceo.

A Oliveirense reagiu, na marcação de um grande penalidade Miguel Rocha não perdoou e fez o 5-5, quando a ansiedade tomava conta dos oliveirenses Gonçalo Alves num contra-ataque rápido fez o seu golo dando assim a vitoria importante à UD Oliveirense 5-6.


No outro jogo deste grupo, os suiços do Geneve RHC viajaram até Italia onde foram derrotados por 7-5 H. Valdagno.

Benfica despacha espanhois



(Foto: globalimagens)
(Texto: aBola)

O Benfica entrou da melhor maneira na Liga Europeia de hóquei em patins, goleando o Réus por concludentes 7-1, no pavilhão da Luz, na jornada inaugural do Grupo C.

Valter Neves (10 minutos), Luís Viana (18) e Luís Viana (22) construíram vantagem de três golos para os encarnados na primeira parte, sendo que o desnível no resultado poderia ter sido ainda maior não fosse a excelente exibição de Guilherme Trabal na baliza da equipa espanhola.

O guarda-redes, porém, seria importante para contrariar na segunda parte o vendaval ofensivo dos comandados de Luís Sénica, que ditaram a goleada com golos de Diogo Rafael (28), Esteban Abalos (32), Carlos López (40) e João Rodrigues (43).

O tento de honra do Réus surgiu aos 39 minutos, da autoria de Jordi Molet, na marcação de um livre direto a punir a 10.ª falta do Benfica.

Sobreira vence e continua a sua caminhada




A CP Sobreira recém promovida ao segundo patamar máximo do hóquei em patins nacional continua a sua tranquila caminhada neste campeonato. 
A equipa da Sobreira venceu este sábado no seu pavilhão o HC Paço Rei por 7-3, depois de vencer em o Famalicense AC e a Escola Livre AZ e perder no Marco de Canaveses frente ao HC Marco, perdeu também no terreno do CA Feira.

Os golos da equipa da casa foram apontados por Marcio Fonseca (4), To Costa, Gil e Pedro Miguel.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

O hóquei "morreu" ou querem "mata-lo"?



(Texto: Ojogo)

A final da prova teve uma audiência média de 841 mil telespectadores. Números acumulados do Europeu: 11 milhões de pessoas.

"A média de mais de meio milhão de telespectadores por jogo e o recorde de 1,3 milhões nos minutos finais do Portugal-Espanha tornaram o Europeu equiparável aos jogos de futebol", destacou Cândido Barbosa, vereador do desporto da Câmara Municipal de Paredes, ao analisar o êxito da prova realizada no Pavilhão Rota dos Móveis, que segundo a Cision gerou um retorno de 14,7 milhões de euros, maioritariamente gerados pelas transmissões em direto, e em horário nobre, da RTP1.

A final da prova, com audiência média de 841 mil telespectadores, esteve ao nível dos jogos de futebol, tendo o Europeu totalizado 17h34 de televisão e uma audiência acumulada de 11 milhões de pessoas. "Foi um enorme sucesso para Paredes", concluiu Cândido Barbosa, recordando ainda que "só as sete seleções presentes representaram um total de 1050 dormidas". O JOGO, como jornal oficial, foi destacado no estudo da Cision, por ter representado 30% do valor gerado pela Imprensa.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Oliveirense vence e junta-se a Benfica e Porto



(Foto: HoqueiMinhoto)

No fecho da quinta jornada, a equipa do OC Barcelos recebeu e foi derrotada pela UD Oliveirense por 4-6.

A Oliveirense queria vencer em Barcelos para não deixar fugir Porto e Benfica na tabela classificativa, quanto ao “galos” vinham de um derrota na Luz e queriam voltar as vitórias perante o seu público.

A equipa de Oliveira de Azeméis começou melhor o jogo, logo aos dois minutos o jovem Gonçalo Alves de grande penalidade inaugurou o marcador e colocou a Oliveirense a vencer o jogo prometia e so demorou sete minutos para se ver a resposta da equipa da casa ao golo da Oliveirense, decorria o minuto nove quando Hugo Costa colocou o marcador igualado em 1-1.

Com ambas as equipas concentradas no jogo e a colocar a partida numa toada forte, o Barcelos chegou ao segundo golo por intermédio de Rafa aos quatorze minutos da primeira parte, o conjunto orientado por Nuno Resende nunca baixou os braços e sempre criou ocasiões de golo mas encontrava sempre um Paulo Matos inspirado, na marcação de uma grande penalidade Gonçalo Alves desperdiçou a oportunidade de igualar de novo o jogo, estavam decorridos vinte e dois minutos.

A vantagem dos minhotos terminou ao minuto vinte e três quando de meia distancia Gonçalo Alves fez o “bis” e igualou o jogo em 2-2, segundos depois os da casa chegaram ao terceiro golo por intermédio de Luís Querido, a poucos segundos do intervalo foi a vez de Miguel Rocha abrir o seu livro e levou o jogo igualado em 3-3 para as cabines.

A segunda parte prometia e assim foi, começando melhor a equipa do Barcelos por Luís Querido a fazer o 4-3 com decorria o minuto oito da segunda parte, a Oliveirense via o tempo a passar e a vitória também quando Miguel Rocha voltou a marcar e a igualar a partida.

O mesmo Miguel Rocha num lance individual colocou a Oliveirense a vencer por 4-5 quando faltavam cinco minutos para o término da partida, Rafa teve oportunidade de igualar mais uma vez a partida de livre directo mas Diogo Almeida impediu o empate.

Na décima falta da equipa de Barcelos, Gonçalo Alves na marcação do respectivo livre directo e num gesto técnico fabuloso carimbou a vitória da sua equipa fixando o marcador em 4-6.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

"Foi precisa humildade e ambição de querer vencer"



(Foto e Texto: Record)

O selecionador português sub-20, Luís Duarte, afirmou esta segunda-feira que o título europeu conquistado domingo, em França, é fruto de "trabalho, humildade e ambição" e lamentou o incómodo das duas viagens de autocarro.

"O segredo é muito trabalho, sem trabalho não temos hipóteses. Foi precisa humildade e ambição de querer vencer", disse o técnico à chegada a Lisboa, depois de uma viagem de autocarro de quase 30 horas desde Saint Omer, onde decorreu a competição. Luís Duarte lamentou o facto de "as dificuldades do país terem obrigado a equipa a viajar de autocarro" até França.

Também Gonçalo Alves, autor de dois dos quatro golos que garantiram a vitória na final frente à Espanha (4-3), considerou que a prestação lusa foi "extraordinária".

"Depois de uma viagem de 29 horas, chegar a Saint Omer e fazermos os resultados que fizemos foi extraordinário", disse, admitindo que os jogadores estavam preocupados com o cansaço da deslocação.

O jogador considerou que Portugal "demonstrou superioridade sobre a Espanha" e acredita que o regresso aos títulos europeus e mundiais do hóquei em patins sénior luso está para breve.

"Esperemos que o hóquei volte a ganhar títulos a nível sénior, não falta muito para vencermos, estamos cada vez mais próximos de conquistar um título sénior num mundial ou num europeu, acho que mais ano, menos ano, vamos conseguir vencer a Espanha", afirmou.

domingo, 4 de novembro de 2012

Portugal é campeão em terras francesas



A Seleção Nacional Sub-20 de hóquei em patins sagrou-se Campeã da Europa Sub-20. Em Saint-Omer, França, Portugal bateu (4-3) Espanha na final do 48º Campeonato da Europa e somou, deste modo, o 3º título consecutivo e o 17º do historial.

Na final que todos esperavam, Portugal e Espanha exibiram-se a grande nível num espetacular jogo cheio de emoção até ao último apito. A Seleção Nacional esteve sempre por cima e dominou a primeira parte, onde marcou 2 golos e criou oportunidades claras para marcar outros tantos. Ao intervalo, o marcador apontava 2-0 a favor dos “Ursitos” e no regresso à pista para a etapa complementar foi Portugal quem fez mexer o placard por mais uma ocasião. Espanha reagiu e reduziu, mas a turma portuguesa não vacilou e rubricou o 4-1. Nos instantes finais, a armada espanhola ainda ameaçou a liderança portuguesa, mas já não havia forma de tirar o 17º Campeonato da Europa Sub-20 – 3º consecutivo – das mãos dos campeões!

Os golos portugueses foram apontados por Gonçalo Alves (2), Miguel Rocha (1) e Hélder Nunes (1). Gonçalo, com 19 golos, foi o melhor marcador da competição.

5 inicial: Pedro Costa (GR), Telmo Pinto, Hélder Nunes, Miguel Rocha e Gonçalo Alves

Ficha de jogo

Classificação final

1º PORTUGAL

2º Espanha

3º França – vitória (3-2) na partida de apuramento dos 3º e 4º lugares

4º Alemanha

5º Itália – triunfo (5-3) na partida de apuramento dos 5º e 6º lugares

6º Suíça

7º Inglaterra – vitória (5-4) no jogo de apuramento dos 7º e 8º lugares

8º Holanda

Luís Duarte, Selecionador Nacional: “Estes jogadores não foram heróis... Eles, para mim, são sempre heróis. Trabalhámos muito ao longo deste mês para conseguirmos este título. A haver algum nervosismo ou ansiedade foi no jogo de ontem [sexta-feira] com a Alemanha. Hoje [sábado] não houve nenhuma dessas coisas. Nós conhecíamos bem o adversário e sabíamos muito bem o que fazer para vencer. Acho que há duas palavras que marcam este título europeu: ambição e humildade. Fomos ambiciosos e humildes ao longo de toda a competição e isso garantiu-nos a vitória no campeonato. Amanhã [domingo] de manhã arrancamos para Portugal. Vamos de autocarro, mas vamos muito muito felizes”

A Comitiva da Seleção Nacional Sub-20 vai deixar Saint-Omer no domingo de manhã e deverá chegar a Portugal na segunda-feira depois de uma viagem de autocarro que deverá durar cerca de 30 horas.

Mais informações no portal oficial da Federação de Patinagem de Portugal, em www.fpp.pt, e no site do 48º Campeonato da Europa Sub-20, em www.eurou20saintomer2012.com.

sábado, 3 de novembro de 2012

Benfica goleador em Gulpilhares




(Texto e foto: Record)

O Benfica venceu tranquilamente na visita ao Gulpilhares por 7-2, em jogo referente à 5.ª ronda do campeonato nacional.

A equipa da casa até começou a vencer com um golo de Fred, mas as águias impuseram-se e "esmagaram" os locais com sete golos: Cacau (3), Luis Viana (3) e Carlos Lopez fizeram os tentos dos encarnados.

O Gulpilhares ainda reduziu por intermédio de Viti, fixando o resultado final em 7-2.

Em outro jogo da ronda, o FC Porto visitou o Limianos e venceu por 3-2. Vitor Hugo, Jorge Silva e Reinaldo Ventura marcaram para os dragões enquanto Diogo e Carlos André marcaram para os forasteiros.

Com estas vitórias, águias e dragões seguem na liderança, ambos com 13 pontos.

Falta uma batalha para ganharem a guerra



A Seleção Nacional Sub-20 de hóquei em patins bateu (11-1) a Alemanha e carimbou o passaporte para a grande final do 48º Campeonato da Europa Sub-20 – Saint-Omer’2012. Portugal tem, assim, a possibilidade de conquistar o 3º título consecutivo e o 17º do historial.

No reencontro com a Alemanha, equipa que foi goleada (11-0) por Portugal na fase de grupos da competição, a Seleção Nacional teve de, uma vez mais, apelar à concentração e à humildade para se superiorizar ao adversário na pista de Saint-Omer. Os Sub-20 portugueses começaram bem e cedo abriram o marcador (1-0), mas não tardou até que os alemães repusessem a igualdade (1-1). A turma alemã foi resistindo e até ao intervalo Portugal só fez mais 2 golos. Na etapa complementar a história foi um pouco diferente, com os “Ursitos” a não se deixaram adormecer e aumentarem a vantagem para uma diferença bem mais expressiva (11-1) e que demonstra a valia ofensiva do conjunto orientado pelo Selecionador Luís Duarte. Gonçalo Alves, com 4 golos, voltou a chamar a si a maioria dos tiros certeiros da Seleção Nacional.
Na final, que está marcada as 19:30 de amanhã [sábado], os “Ursitos” terão pela frente a eterna rival seleção da Espanha.

5 inicial: Pedro Costa (GR), Telmo Pinto, Hélder Nunes, Miguel Rocha e Gonçalo Alves

Quartos de final, 1 de novembro
Jogo 13: PORTUGAL – Inglaterra, 14-1
Jogo 14: França – Suíça, 8-2
Jogo 15: Alemanha – Itália, 5-2
Jogo 16:  Holanda – Espanha, 0-9
Meias finais, 2 de novembro
Jogo 17: PORTUGAL – Alemanha, 11-1
Jogo 18: Espanha – França, às 19:30
Final, 3 de novembro
PORTUGAL-Espanha ou França, às 19:30

Luís Duarte, Selecionador Nacional: “Nós já tínhamos goleado a Alemanha na fase de grupos, mas disse aos jogadores para respeitarem ao máximo o adversário e foi isso que fizemos. Começámos bem, apesar do 1-1, mas depois, de forma tranquila e com atitude, colocámos em prática o nosso jogo coletivo que nos valeu a vitória e a presença na final. Amanhã [sábado] temos apenas de nos preocupar com nós próprios e jogar ‘à Portugal’. Jogar ‘à Portugal’ é jogar sempre para vencer. O trabalho que desenvolvemos ao longo dos estágios e agora nestes dias de competição só tem um único propósito: conquistar o Campeonato da Europa. E é isso que queremos fazer amanhã [sábado]”

Mais informações no portal oficial da Federação de Patinagem de Portugal, em www.fpp.pt, e no site do 48º Campeonato da Europa Sub-20, em www.eurou20saintomer2012.com.